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Title: O impacto da gestão pela qualidade total no desempenho financeiro das empresas em Portugal
Authors: Carvalho, Marquinha Teixeira de 
Orientador: Augusto, Mário
Keywords: TQM; Meio envolvente; Gestão de empresas; Gestão financeira; Gestão da qualidade
Issue Date: 24-Jul-2008
Abstract: Neste trabalho analisa-se em que medida os factores do meio envolvente influenciam a implementação da TQM, a relação entre a TQM e a performance das empresas, bem como o efeito interativo entre a TQM, ISO, BSC, SCM, Seis sigma, Benchmarking, JIT e BPR. Para testas as hipóteses formuladas utilizou-se a análise da regressão linear múltipla e a análise da variância multivariada. A análise de cluster hierárquica foi também utilizada para identificar grupos de empresas. Tendo como base uma amostra de 126 empresas portuguesas, os principais resultados revelam que o meio envolvente complexo propicia a implementação das práticas da TQM. As práticas da TQM por si só apresentam resultados mistos na explicação da performance. Porém, a junção de todas as práticas da TQM explicam a variabilidade dos indicadores da performance. Os resultados revelam também a existência de três grupos de empresas quanto a TQM: (1) altamente comprometidos com a TQM; (2) moderadamente comprometidos com a TQM; (3) fracamente comprometidos com a TQM. Os resultados obtidos revelam a inexistência de interacções estatisticamente significativas entre a TQM e as restantes filosofias na explicação dos indicadores da performance.
The premise of this research is to analyse to which extent environmental factors affect the implementation of TQM as well as the relationship between TQM and firm performance. Two-way joint effects between TQM and others management approaches on the firm performance was also conducted. Given that, regression analysis, and multivariate analysis of variance conducted to test the proposed hypotheses. Hierarchical cluster analysis were also conducted. Drown on sample of 126 Portuguese firms, the findings revealed that complex environment influence positive and significantly the implementation of TQM practices. Nonetheless, the findings suggest that TQM practices, per se, have a mixed effects on firm performance. However, TQM as a construct itself reported positive and significant effects on firm performance. Beside of that, the results also indicate that there are three clusters of firms with regard to TQM practices: (i) highly committed to TQM practices; (ii) moderately committed to TQM practices; and (iii) poorly committed to TQM practices. In addition, the results suggest also that there is not a significant two-away interactions between TQM and other management philosophies on explaining firm performance.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão (Especialidade em Finanças Empresariais) apresentada à Fac. de Economia da Univ. Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/10436
Rights: openAccess
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