Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104311
Title: Traço e estado de ansiedade em alunos do ensino básico antes e durante apoio tutorial privado
Other Titles: Trait and state of anxiety in elementary and middle school students before and during private tutorial support
Authors: Bento, Cristiana Duarte
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Tutoria privada; Ansiedade (estado-traço); Resultados escolares; Private tutoring; Anxiety (state-trait); School grades
Issue Date: 28-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Traço e estado de ansiedade em alunos do ensino básico antes e durante apoio tutorial privado
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: The covid-19 pandemic brought concerns, and the school context and learning experience is a critical domain in this regard, specifically, in terms of anxiety symptoms. Among the measures adopted to mitigate the impact of anxiety in the face of the pandemic situation on students and their families, pedagogical support has been proposed in different modalities.The present study aimed to know and analyze the levels of anxiety (state and trait) in children attending elementary and middle school. Specifically, the focus of the study was a group that attends private tutoring and sought this type of support following the pandemic and changes in school routines. Anticipating the motive and desire to dissipate anxiety states (e.g., performance, in evaluations) enhanced by possible personality traits, the study carried out focused on the perception of students in private tutoring and their mothers, with the aim of characterizing anxiety levels prior to tutorial support, during tutoring and effects on learning.This is a collective case study, referring to a private tutoring project. It has an exploratory character, using a mixed research methodology, contemplating the consultation of literature and administrative measures to promote success, in addition to the collection of information through a survey aimed at users of the tutoring service and their mothers.Variables related to symptoms perceived before the assessments, improvement in school results during tutoring and the total results obtained in the STAI-C (Spielberger et al., 1973; adap. by Dias & Gonçalves, 1999), in a sample of 36 individuals – 18 students and their respective mothers. Although no cases of extreme anxiety were identified, the results reveal positive effects on the variables studied. It also discusses current support measures, strengths and limitations.
A pandemia por covid-19 trouxe preocupações e o contexto escolar e vivência das aprendizagens é um domínio crítico a este propósito, concretamente, em termos de sintomas de ansiedade. Entre as medidas adotadas para atenuar o impacto da ansiedade face à situação pandémica nos alunos e suas famílias, o apoio pedagógico tem sido proposto em diferentes modalidades.O estudo que se apresenta pretendeu conhecer e analisar os níveis de ansiedade (estado e traço) em crianças a frequentar a escolaridade básica. Especificamente, tomou-se como foco do estudo um grupo que frequenta tutoria privada e que procurou este tipo de apoio na sequência da pandemia e alteração das rotinas escolares. Antecipando-se o motivo e desejo de dissipar estados de ansiedade (e.g., de desempenho, em avaliações) potenciadas por eventuais traços de personalidade, o estudo realizado incidiu na perceção de alunos em tutoria privada e das suas encarregadas de educação, com o objetivo de caracterizar os níveis de ansiedade previamente ao apoio tutorial, durante a tutoria e efeitos na aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso coletivo, referido a um projeto de tutoria privada. Tem caráter exploratório, com recurso a metodologia de investigação mista, contemplando a revisão de literatura e medidas administrativas para a promoção do sucesso, além da recolha de informação por inquérito dirigido aos utentes do serviço de tutoria e respetivas encarregadas de educação. Consideraram-se variáveis relacionadas com sintomas percebidos antes das avaliações, melhoria dos resultados escolares durante a tutoria e os resultados totais obtidos no STAI-C (Inventário de Estado-Traço de Ansiedade para Crianças, de Spielberger et al., 1973; adap. port. por Dias & Gonçalves, 1999), numa amostra de 36 indivíduos – 18 alunos e respetivas Encarregadas de Educação. Apesar de não terem sido identificados casos de ansiedade extrema, os resultados revelam efeitos positivos nas variáveis estudadas. Discute-se, ainda, medidas de apoio vigentes, potencialidades e limitações.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104311
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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