Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104284
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBidarra, Maria Graça Amaro-
dc.contributor.authorMartins, Inês de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:03:48Z-
dc.date.available2022-12-20T23:03:48Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104284-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório expõe o percurso realizado ao longo do Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, durante o ano letivo de 2021/2022. Neste documento é apresentado um projeto de intervenção na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Ninho dos Pequenitos, tutelada pela associação SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrada nas instalações da Maternidade Bissaya Barreto (MBB), em Coimbra, e uma investigação no âmbito do material didático Poly-Universe.Respeitante ao projeto de intervenção, este pretende promover o desenvolvimento de vários domínios como a linguagem e a construção frásica, a motricidade global e fina e a autonomia das crianças envolvidas. Para tal, e utilizando uma abordagem STEAM (Sciences, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics), focada na exploração plástica dos materiais, desenvolveu-se um conjunto de atividades de cariz lúdico-pedagógico, através da aprendizagem das cores, dos animais, das formas geométricas, dos números, da figura humana e dos sentidos. Foi ainda possível interligar estas atividades com vários projetos europeus, como o AutoSTEM, ViduKids e Poly-Universe.No âmbito do projeto Poly-Universe, tornou-se pertinente realizar um estudo de caso, com uma das crianças da Instituição, envolvendo a manipulação do material que lhe está associado. Este estudo teve como principal objetivo analisar a interação de uma criança na faixa etária dos três anos com o material Poly-Universe, tendo por base três objetivos específicos: (1) aprender as formas geométricas simples (círculo, triângulo e quadrado); (2) aprender as cores (amarelo, azul, verde e vermelho); e (3) promover a criatividade, a motivação intrínseca, a atenção e a perceção visual.por
dc.description.abstractThis report describes the path taken during the Curricular Internship as part of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, during the academic year 2021/2022. This document presents an intervention project in the Residential Care Home (CAR) Ninho dos Pequenitos, run by the association SORRISO - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrated in the facilities of the Maternidade Bissaya Barreto (MBB), in Coimbra, and an investigation within the Poly-Universe teaching material.Regarding the intervention project, it aims to promote the development of several areas such as language and sentence construction, global and fine motor skills and autonomy of the children involved. To this end, and using a STEAM (Sciences, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) approach, focused on the plastic exploration of materials, a set of playful and educational activities were developed, through the learning of colors, animals, geometric shapes, numbers, the human figure and the senses. It was also possible to interlink these activities with several European projects, such as AutoSTEM, ViduKids and Poly-Universe.Within the Poly-Universe project, it became pertinent to conduct a case study with one of the children of the institution, involving the manipulation of the associated material. The main objective of this study was to analyze the interaction of a three-year-old child with the Poly-Universe material, based on three specific objectives: (1) learning simple geometric shapes (circle, triangle and square); (2) learning colors (yellow, blue, green and red); and (3) promoting creativity, intrinsic motivation, attention and visual perception.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCasa de Acolhimento Residencialpor
dc.subjectEducação STEAMpor
dc.subjectExpressão Plásticapor
dc.subjectPoly-Universepor
dc.subjectResidential Foster Homeeng
dc.subjectSTEAM Educationeng
dc.subjectPlastic Expressioneng
dc.subjectPoly-Universeeng
dc.titleAprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencialpor
dc.title.alternativeLearn, Play, Conquer - Educational Intervention in a Residential Care Homeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleAprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203127811-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Inês de Vasconcelos::0000-0003-2082-339X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.contributor.advisorBidarra, Maria Graça Amaro-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf89.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons