Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104268
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho-
dc.contributor.advisorVagos, Paula Emanuel Rocha Martins-
dc.contributor.authorMonteiro, Catarina Alexandra Almeida-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:03:20Z-
dc.date.available2022-12-20T23:03:20Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104268-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractExiste evidência empírica sobre a aplicabilidade e eficácia do modelo cognitivo de Clark e Wells (1995) para a mudança sintomática em adultos com Perturbação de Ansiedade Social (PAS). Já com adolescentes, as evidências sobre o efeito da terapia cognitiva na ansiedade social são escassas, bem como se essas mudanças se associam à mudança nos mecanismos propostos como fatores de manutenção da PAS. Este estudo pretende preencher esta lacuna, avaliando se há mudança na PAS em adolescentes após terapia cognitiva, e se essa mudança é explicada pelas mudanças nos mecanismos de manutenção (crenças sociais disfuncionais, atenção autofocada e comportamentos de segurança). Participaram no estudo 21 adolescentes (17 raparigas; 15-18 anos) com diagnóstico primário de PAS generalizada, que receberam intervenção cognitiva manualizada. Foi utilizado o Latent Change Score Model para investigar mudanças nos mecanismos de manutenção, e o quanto contribuem para explicar as mudanças na ansiedade social. Os resultados revelaram mudanças nos mecanismos de manutenção do pré para o pós-intervenção, e essas mudanças explicaram a mudança na ansiedade social nos mesmos momentos. No geral, os resultados ofereceram evidências acerca da eficácia da terapia cognitiva para adolescentes com PAS, apoiando o modelo teórico desta terapia e a relevância que a mesma coloca no reverter dos mecanismos psicológicos em análise .por
dc.description.abstractThere is empirical evidence on the applicability and effectiveness of Clark and Wells’ cognitive model (1995) on promoting symptomatic change in adults with Social Anxiety Disorder (SAD). As for adolescents, the evidence about the effectiveness of cognitive therapy for SAD is scarce, as well as if observed changes associate with change in the mechanisms proposed as maintenance factors of SAD. This study aims to fill this gap by assessing whether there is a change in SAD in adolescents after cognitive therapy, and whether that change is explained by changes in maintenance mechanisms (dysfunctional social beliefs, self-focused attention, and safety behaviors). There were 21 adolescents who participated in the study (17 girls; 15-18 years old) with a primary diagnosis of generalized SAD, having received manualized cognitive intervention. The Latent Change Score Model was used to investigate changes in maintenance mechanisms, and to what point those changes contributed to explain changes in social anxiety symptoms. Results revealed changes in maintenance mechanisms from pre to post-intervention, and those changes explained the change in social anxiety at the same moments. Overall, findings provided evidence about the effectiveness of cognitive therapy for adolescents with SAD, offering support for the theoretical model and about the relevance it places on reversing the psychological mechanisms under research .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectperturbação de ansiedade socialpor
dc.subjectterapia cognitiva da ansiedade socialpor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectmudança clínicapor
dc.subjectpreditores de mudançapor
dc.subjectsocial anxiety disordereng
dc.subjectcognitive therapy of social anxietyeng
dc.subjectadolescentseng
dc.subjectclinical changeeng
dc.subjectchange predictorseng
dc.titlePreditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de Segurançapor
dc.title.alternativePredictors Of Change In Cognitive Therapy For Adolescents With Social Anxiety: Dysfunctional Social Beliefs, Self-focused Attention and Safety Behaviorseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePreditores De Mudança Em Terapia Cognitiva Para Adolescentes Com Ansiedade Social: Crenças Sociais Disfuncionais, Atenção Autofocada e Comportamentos de Segurançapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203128761-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMonteiro, Catarina Alexandra Almeida::0000-0002-1189-9387-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSalvador, Maria do Céu Teixeira-
uc.degree.elementojuriCosta, Ana Ganho Ávila-
uc.degree.elementojuriRijo, Daniel Maria Bugalho-
uc.contributor.advisorRijo, Daniel Maria Bugalho::0000-0002-5368-0770-
uc.contributor.advisorVagos, Paula Emanuel Rocha Martins-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Catarina Monteiro.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

96
checked on May 7, 2024

Download(s)

88
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons