Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104264
Title: Práticas contemplativas, bem-estar e qualidade de vida na educação de adultos
Other Titles: Contemplative practices, well-being and quality of life in adult education
Authors: Duarte, Maria Alexandrina Nery
Orientador: Oliveira, Albertina Lima
Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: educação de adultos; educação contemplativa; aprendizagem transformativa; bem-estar; qualidade de vida; adult education; contemplative education; transformative learning; well-being; quality of life
Issue Date: 28-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Práticas contemplativas, bem-estar e qualidade de vida na educação de adultos
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A educação de adultos reveste-se de uma pertinência e complexidade consideráveis, atendendo à amplitude de idades que abrange. De facto, engloba desde a educação de jovens adultos que se preparam para o primeiro emprego, passando pelos adultos de meia idade que procuram, além da integração no contexto laboral, conferir sentido à própria vida, e as pessoas de idade avançada. Muito tem sido debatido no sentido de promover o acesso generalizado à educação de adultos, definir as suas funções e colocá-la ao serviço da construção de respostas adequadas aos problemas que assolam a sociedade. No entanto, verificamos que os desafios presentes aquando da primeira conferência internacional para a educação de adultos, em 1949, permanecem atuais, continuando a ser uma prioridade a prossecução da paz e o desenvolvimento sustentável.É propósito desta dissertação propor a inclusão de práticas contemplativas também na educação de adultos, por conduzirem ao desenvolvimento do espírito crítico, reflexibilidade, reperspetivação e tomada de consciência. A nossa convicção é de que a educação de adultos deve promover o crescimento individual, em consonância com desenvolvimento sustentável, com o outro e com o planeta, para observarmos uma real mudança de paradigma no sentido do bem-comum, sendo necessário para o efeito objetivar aprendizagens transformativas efetivas. Um importante caminho para atingir tal objetivo faz-se com recurso às práticas contemplativas.Na primeira parte desta dissertação, procede-se a um enquadramento teórico da educação de adultos, é exposto um conjunto de marcos históricos com influência neste campo, bem como as implicações práticas na reconfiguração das sociedades. Salientam-se várias correntes subjacentes a diversos movimentos encorajadores da dinamização da educação de adultos, com particular destaque para a inclusão de práticas contemplativas potenciadoras de tomadas de consciência e facilitadores de escolhas. Para suportar a inclusão de práticas contemplativas na educação de adultos, realizámos um estudo empírico, explanado na segunda parte, com recurso a uma metodologia de base qualitativa, selecionando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, que aplicámos a cinco adultos que realizam práticas contemplativas. A análise do discurso dos entrevistados permitiu perceber que as práticas contemplativas promovem o bem-estar, a melhoria das relações interpessoais e o aumento da consciência relativamente a questões globais como as alterações climáticas e a sustentabilidade. O estudo empírico realizado no âmbito desta dissertação corrobora o resultado de investigações prévias, que demonstram efeitos positivos ao nível do bem-estar e satisfação com a vida, aumento da autocompaixão, da compaixão para com o outro e de uma consciência planetária mais pronunciada. A promoção do bem-estar consigo próprio, com o outro e com o mundo, possível através da educação de adultos, permite, assim, uma vida com maior qualidade.
Adult education is of considerable relevance and complexity, given the age range it covers. Indeed, it ranges from the education of young adults, preparing them for their first job, to middle-aged adults seeking, beyong integration into their workplaces, to provide meaning to their lives. Much has been debated about providing widespread access to adult education, defining its functions, and shaping it to be the answer to the issues that plague society. However, the challenges present at the time of the first international conference for adult education, in 1949, remain existing, and the pursuit of peace and sustainable growth remain a priority. It is the purpose of this dissertation to propose the inclusion of contemplative practices also in adult education, as they lead to the development of critical thinking, reflexivity, repersperctivation and awareness. Our conviction is that adult education should promote individual growth, in line with sustainable growth in society alongside with the planet. For us to observe a real paradigm shift in the way of common well-being, it is necessary to see effective transformative learning. An important way to achieve this goal is through contemplative practices.At first, a theoretical framework of adult education is made, a set of historical landmarks with influence in this field are exposed, as well as the practical implications in the reconfiguration of societies. We emphasise several currents that underlie movements encouraging the promotion of adult education, with particular focus on the inclusion of contemplative practices that enhance awareness and facilitate choices. In order to support the inclusion of contemplative practices in adult education, we carried out an empirical study, explained in the second part, using a qualitative methodology, selecting the semi-structured interview as a data collection technique, which we applied to five adults who perform contemplative practices. The analysis of the interviewees’ discourse allowed us to understand that contemplative practices promote well-being, the improvement of interpersonal relationships and an increase in awareness of global issues such as climate change and sustainability. The empirical study carried out within the scope of this dissertation corroborates the results of previous investigations, which demonstrate positive effects in terms of well-being and satisfaction with life, increased self-compassion, compassion for others and a more pronounced planetary awareness. The promotion of well-being with oneself, with others and with the world, made possible through adult education, thus allows for a better quality of life.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104264
Rights: embargoedAccess
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FPCEUC - Teses de Mestrado

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