Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104249
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
dc.contributor.authorMabjaia, Cleide Isabel Carlos-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:02:48Z-
dc.date.available2022-12-20T23:02:48Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104249-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação discute as vivências e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que ingressam no ensino superior português a partir de acordos de cooperação. O tema associa-se à relação existente entre a formação académica dos estudantes provenientes dos PALOP e os fatores que colocam em risco o seu bem-estar psicológico, que geram a efetivação da ideia de abandono do curso em que o estudante está inserido. Neste contexto, o principal objetivo da investigação é estudar a problemática, acima referida, partindo de uma análise e reflexão sobre o modelo sociocognitivo de Lent e colaboradores e das variáveis explicativas nele incluídas. Este modelo permite explicar os fatores que levam à desistência dos estudantes provenientes dos PALOP e fatores preditivos da mesma. Inclui cinco variáveis que se supõe estarem ligadas à satisfação em situações de atividades educacionais e ocupacionais. Não foi usado todo o modelo devido aos aspetos que foram investigados no trabalho, contudo, foram aplicadas variáveis como: a autoeficácia, a autoeficácia de coping, suporte académico e a expetativa de resultado a partir do questionário do bem-estar psicológico de Lent. Para a análise mais completa das vivências e dos desafios dos estudantes, foi usado um inventário de satisfação de estudantes de Nagy, uma vez que este inventário permite analisar questões relativas à satisfação do aluno, à intenção de persistir e ao desempenho académico, variáveis que não são avaliadas pelo questionário de bem-estar psicológico de Lent. Os resultados obtidos apoiam a sustentabilidade dos modelos em prever a satisfação do aluno, todas as escalas exibiram confiabilidade interna aceitável. Os resultados obtidos a nível do desempenho académico não apresentaram correlações fortes com as variáveis do modelo, o que pode dever-se ao facto de ser uma variável subjetiva, contendo itens de autoavaliação dos estudantes. A amostra em estudo é pequena, devido a vários fatores não controlados pelos autores do trabalho, à falta de apoio das instituições de ensino, ao facto de não ir ao âmago do grupo-alvo, possivelmente por estarem desmotivados e não responderem ao questionário, e, ainda, pelo facto de o questionário ser online, o que tornou o estudo não representativo dos estudantes em risco de desistir do curso. Não obstante, a pesquisa fornece pistas relevantes para as futuras investigações e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção psicossocial para melhor adaptação dos estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa.por
dc.description.abstractThis research discusses the experiences and difficulties faced by students that come from African Portuguese-Speaking Countries (PALOP) who are enrolled in Portuguese higher education through cooperation agreements. The theme is associated with the relationship between the academic education of students from PALOP and the factors that put their psychological well-being at risk, that lead to the fulfillment of the idea of dropping out of the course in which the student is enrolled. In this context, the main objective of this research is to study the above-mentioned problematic, starting from an analysis and reflection on Lent's and collaborators sociocognitive model and the explanatory variables included therein.. This model makes it possible to explain the factors that lead to the dropout of students that come from PALOP countries and the respective predictive factors. It includes five variables which are supposed to be linked to satisfaction in situations of educational and occupational activities. The whole model was not used due to the aspects that were explained in the paper, however variables such as: self-efficacy, coping self-efficacy, academic support and the expectation of outcome from Lent's psychological well-being questionnaire. For a more complete analysis of students' experiences and challenges, a Nagy's student satisfaction inventory was used, as this inventory allows for the analysis of questions regarding student’s satisfaction, intention to persist and academic performance, variables that are not assessed by Lent's psychological well-being questionnaire. The results obtained support the sustainability of the models in predicting student’s satisfaction, given that all scales exhibited acceptable internal reliability. The results obtained in terms of academic performance did not show strong correlations with the variables of the model, which may be due to the fact that it is a subjective variable, containing items of self-assessment of students. The sample under study is small, due to several factors beyond the control of the authors of the paper, the lack of support from educational institutions, the fact that it does not go to the core of the target-group, possibly because they were unmotivated and did not answer the questionnaire, and also because of the fact that the questionnaire was online, which made the study not representative of students at risk of dropping out of the course. Nevertheless, the research provides relevant clues for future investigations and for the development of psychosocial intervention strategies for the better adaptation of students that come from Portuguese-speaking Countries.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectbem-estar psicológicopor
dc.subjectPALOPpor
dc.subjectabandonopor
dc.subjectmodelo sociocognitivopor
dc.subjectintenção de desistirpor
dc.subjectpsychological well-beingeng
dc.subjectPALOPeng
dc.subjectdropouteng
dc.subjectsociocognitive modeleng
dc.subjectintention to withdraweng
dc.titleVivências dos estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior Português.por
dc.title.alternativeExperiences of students from Portuguese-speaking African Countries in Portuguese higher educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleVivências dos estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior Português.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203128435-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMabjaia, Cleide Isabel Carlos::0000-0002-8492-5611-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMiguel, José Manuel Pacheco-
uc.degree.elementojuriSilva, José Manuel Tomás-
uc.degree.elementojuriPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
uc.contributor.advisorSilva, José Manuel Tomás-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Revista-Cleide Mabjaia.pdf552.03 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons