Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104190
Title: Desenvolvimento Positivo de Carreira: O papel dos interesses e dos valores relativos ao trabalho na construção da identidade de carreira
Other Titles: Positive Career Development: The role of work-related interests and values in the construction of career identity
Authors: Felício, Mariana Gomes de Abreu
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: Adolescência; Valores intrínsecos e extrínsecos de trabalho; Identidade de carreira; Interesses vocacionais; Competências percebidas; Adolescence; Intrinsic and extrinsic work values; Career identity; Vocational interests; Perceived competencies
Issue Date: 26-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento Positivo de Carreira: O papel dos interesses e dos valores relativos ao trabalho na construção da identidade de carreira
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Atualmente, um dos fatores que determina a maior parte da vida dos indivíduos é a carreira, que deve ter a responsabilidade de providenciar uma oportunidade de demonstrar talento individual e ajudar a alcançar a autorrealização dos indivíduos. O desenvolvimento de carreira é um processo que abrange a maior parte da vida das pessoas, iniciando-se na infância e continuando até a adultez através da progressão da carreira, culminando com a reforma. A existência de um desenvolvimento positivo de carreira tem em conta diversos conceitos e várias contribuições teóricas. No entanto, existe pouca investigação sobre esta temática na infância e adolescência, sendo que é nesta fase que o desenvolvimento se centra em questões relacionadas com a carreira e com o trabalho. Uma preparação adequada para a carreira pode ter muitas implicações na vida dos indivíduos, no sentido em que pode trazer bem-estar e futuras experiências de trabalho positivas, como tal é importante ter em conta variáveis como os valores intrínsecos e extrínsecos relativos ao trabalho, os interesses vocacionais e as variáveis da identidade de carreira, que se revelam como dimensões bastante relevantes para a colocação dos jovens em trajetos de carreira saudáveis e que contribuam para a sua autorrealização. Este estudo foi realizado com uma amostra de 369 alunos/as do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), pretendendo constituir um estudo de análise exploratória para validar uma escala de valores de trabalho, bem como compreender a relação entre esses e os interesses vocacionais e competências percebidas, e ainda, o seu impacto nas dimensões da identidade de carreira. Recorreu-se à utilização de um questionário sociodemográfico, para recolher informação sobre variáveis sociodemográficas pertinentes, à versão portuguesa (David, 2007; David, Paixão & Silva, 2009) do Inventory of Children’s Activity – Revised de Tracey & Ward (1998) para avaliar os interesses, a versão portuguesa (Cordeiro, 2015) da Escala das Dimensões do Desenvolvimento Identitário (Dimensions of Identity Development Scale, DIDS; versão original: K. Luyckx et al., 2008), para avaliar as dimensões da identidade de carreira, e a escala de valores de Hirschi (2010a) para avaliar os valores intrínsecos e extrínsecos relativos ao trabalho.Recorrendo a procedimentos de estatística multivariada, serão testadas as hipóteses formuladas neste estudo. Os resultados indicam que a escala de valores de Hirschi (2010a) não se apresenta como sendo uma boa escala para aferir para a população portuguesa nesta faixa etária, tendo apresentado níveis de consistência interna bastante baixos.
Currently, one of the factors that determines most of the lives of individuals is the career, which should have the responsibility of providing an opportunity to demonstrate individual talent and help individuals achieve self-fulfillment. Career development is a process that spans most of people's lives, starting in childhood and continuing into adulthood through career progression, culminating in retirement.The existence of a positive career development takes into account several concepts and multiple theoretical contributions. However, there is very few research on this topic in childhood and adolescence, and it is at this stage that development focuses on issues related to career and work. Adequate preparation for a career may have many implications in the lives of individuals, in the sense that it can bring well-being and positive future work experiences, so it is important to take into account variables such as intrinsic and extrinsic values related to work, vocational interests and the variables of career identity, that reveal themselves to be very important dimensions for placing young people on healthy career paths, that contribute to their self-fulfillment.This study was carried out with a sample of 369 students from the 3rd cycle (7th, 8th and 9th grades) and intends to constitute an exploratory analysis study to validate a scale of work values, as well as to understand the relationship between these and the vocational interests and perceived competences, as well as their impact on the dimensions of career identity. A sociodemographic questionnaire was used to collect information on sociodemographic variables relevant to the study, the Portuguese version (David, 2007; David, Paixão & Silva, 2009) of the Inventory of Children's Activity – Revised by Tracey & Ward (1998) to assess interests, the Portuguese version (Cordeiro, 2015) of the Dimensions of Identity Development Scale (DIDS; original version: K. Luyckx et al., 2008) to assess the dimensions of career identity, and the Hirschi (2010a) value scale to assess intrinsic and extrinsic work-related values.Using multivariate statistical procedures, the formulated hypotheses will be tested. The results indicate that Hirschi's scale of values (2010a) is not a good scale to measure for the Portuguese population in this age group, having presented very low levels of internal consistency.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104190
Rights: openAccess
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UC - Dissertações de Mestrado

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