Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104141
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Fernando Matos de-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorSousa, Elisa Levi Costa-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:04:02Z-
dc.date.available2022-12-16T23:04:02Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104141-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAfirma-se, nas democracias atuais, a ideia de que uma educação integral só pode existir quando promover o conhecimento do patrimônio artístico e cultural. Em consequência, assistimos um movimento nacional de reivindicação de uma abordagem educativa que capacite os estudantes para adotarem decisões informadas e ações cívicas responsáveis. Enquadramos nosso trabalho a partir da I Conferência da Educação Artística da Unesco, que configurou um estímulo decisivo para a renovação do ensino artístico no país, acompanhado de uma crescente valorização e inclusão das artes no sistema de ensino. Neste quadro, as escolas vêm assumindo a responsabilidade em combater as desigualdades de acesso e de fruição artística e cultural na sociedade portuguesa, perspetivando a construção de uma sociedade onde crianças e adultos possam participar plenamente da vida cultural, artística e cívica do país. Com base nesses pressupostos, o presente trabalho tem por objetivo perceber como podemos utilizar a Educação Artística para promover aprendizagens de qualidade em História, avaliando a relevância desta articulação no desenvolvimento do conhecimento histórico. Desenvolvemos a aplicação didática deste tema em duas turmas, de 7º e 8º de escolaridade, no contexto do estágio pedagógico na Escola Básica 2,3 Eugénio de Casto, no ano letivo de 2021/2022. Observamos o desfasamento da relação teórica da arte na educação com o que acontece na prática escolar, e por isso, adotamos a metodologia Design Based Research, com métodos qualitativos e enfoque intervencionista, para traçar soluções didático-pedagógicas para o problema detetado. Os resultados mostram as potencialidades didáticas do Ensino da História ao aliar-se com a Educação Artística e a viabilidade da construção de um conhecimento histórico significativo e reflexivo por meio desta articulação. A partir da exploração de recursos histórico-artísticos e da dinamização de atividades práticas, propomos novas formas de explorar o programa de história; promover as aprendizagens essenciais da disciplina e desenvolver competências historiográficas e transversais.por
dc.description.abstractIn current democracies, it's affirmed that the idea of an integral education can only exist when it promotes the knowledge of artistic and cultural patrimony. Consequently, we regard a national movement for reunification of an educational approach that can capacitate students to make informed decisions and responsible civic actions.We framed our paper according to the 1st Unesco Artistic Education Conference, which aligned a decisive stimulus to the renovation of artistic education in the country, joined by a growing valorization and inclusion of the arts in the schooling system. In that picture, schools have been assuming the responsibility to battle the disparities of access and the artistic/cultural fruition in the portuguese society, prospecting the build-up of a society where children and adults can fully participate in the artistic, civic, and cultural life of the country. Based on these assumptions, this paper has the objective of understanding how we utilize artistic education to promote quality learnings in History, evaluating the relevance of this articulation in the development of historic knowledge. The paper was developed with two classes, 7th and 8th grade in Eugenio de Castro's Basic School 2 and 3, during the fulfillment of a pedagogic internship referring to the 2021/2022 school year. We observed the unwinding between the theory of artistic education and what occurs in the school practice and because of that we adopted the Design-Based Research methodology, with qualitative methods and interventive focus, to draw didactic-pedagogical solutions to the detected problem.The results show the didactic possibilities of history teaching when aligned with arts education and the viability of creating significant and reflective historic knowledge through this via. From the exploration of historical-artistic resources and the dynamization of practical activities, we propose new ways of exploring the history program; promoting the essential learnings of the subject and developing transversal and historiographic competencies.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectEducação Artísticapor
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectconhecimento históricopor
dc.subjectcompetências transversaispor
dc.subjectsoluções didático-pedagógicaspor
dc.subjectArtistic Educationeng
dc.subjectHistory's Teachingeng
dc.subjecthistoric knowledgeeng
dc.subjecttransversal skillseng
dc.subjectdidactic-pedagogical solutionseng
dc.titleContribuições da Educação Artística na Promoção de Aprendizagens na Disciplina de Históriapor
dc.title.alternativeContributions of Artistic Education in the Promotion of Learnings in the Subject of Historyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica 2,3 Eugénio de Castro-
degois.publication.titleContribuições da Educação Artística na Promoção de Aprendizagens na Disciplina de Históriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125134-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, Elisa Levi Costa::0000-0002-3292-0376-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriTrindade, Luís Manuel Duarte Antunes Figueiredo-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorOliveira, Fernando Matos de-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ElisaSousa_versaofinal.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

84
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

151
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons