Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104115
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dc.contributor.advisorMoreira, Claudete Carla Oliveira-
dc.contributor.authorBondarets, Anastasiya-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:03:23Z-
dc.date.available2022-12-16T23:03:23Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104115-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAtualmente, são inegáveis os impactos dos avanços tecnológicos no Turismo e na Imagem dos Destino. Com o desenvolvimento das redes sociais, os consumidores passaram a ter acesso a uma mais abrangente escolha de destinos e fontes de informação, sendo decisão final influenciada pelas fotografias mais atrativas, com a maior quantidade de gostos, comentários ou reações. A presença numa rede social tornou-se uma estratégia de marketing para as Organizações de Gestão de Destinos (OGD). O objetivo desta dissertação consiste, por isso, em analisar as imagens partilhadas, na rede social Instagram, pela Entidade Regional de Turismo (ERT), Turismo Centro de Portugal. Em termos de abordagem teórica, esta análise centra-se na Imagem dos Destinos, principalmente na sua vertente online. Privilegia o destino Portugal, mais concretamente, a área regional de Turismo do Centro do país e as organizações responsáveis a diferentes escalas, pela gestão e pela promoção turística, analisando a sua presença nas redes sociais. Traça-se uma breve evolução da Web, e apresenta-se a rede social ligada à fotografia e imagem, cada vez mais usada como base de pesquisas científicas: Instagram. Em termos de técnicas de investigação esta dissertação efetua um estudo de caso: a plataforma Instagram da Marca Turismo Centro de Portugal. Aplica-se a técnica de análise de conteúdo a imagens, efetuando-se uma análise qualitativa e quantitativa com recurso ao programa MAXQDA, apresentando os resultados obtidos em esquemas. São analisadas 1496 imagens no total. São definidas 5 categorias de análise – (i) data de publicação, (ii) elemento representado na imagem; (iii) atração turística (iv) localização (v) pilares estratégicos – tendo sido criados 257 códigos no total. Concluiu-se que apesar de se observar uma partilha consistente de fotografias nos anos analisados, ocorre uma desigualdade não só no que toca à localização divulgada, mas também no tipo de atrações presentes nas imagens. Não há uma promoção da ‘’diversidade’’ como seria espectável. É importante, sobretudo, que haja uma partilha que corresponda aos pilares estratégicos definidos para a região. Esta investigação ambiciona contribuir para conhecer mais sobre a forma como a Imagem partilhada no Instagram influencia promoção de um destino turístico, sendo o primeiro estudo deste âmbito que se foca na região o Centro de Portugal.por
dc.description.abstractCurrently, the impacts of technological advances in Tourism and Destination Image are undeniable. With the development of social networks, consumers began to have access to a more comprehensive choice of destinations and sources of information, and the final decision is influenced by the attractive photographs with the highest number of likes, comments, or reactions. Presence in a social network has become a marketing strategy for Destination Management Organizations (DMO). The aim of this dissertation is, therefore, to analyze the images shared, on the social network Instagram, by the Regional Tourism Entity, Turismo Centro de Portugal. Regarding the theoretical approach, this analysis focuses on the Destination Image, mainly in its online aspect. It privileges the destination Portugal, more specifically, the central region of the country, and the organizations responsible, at different scales, for the management and promotion of tourism, analyzing its presence in social networks. A brief evolution of the Web is traced, and the social network linked to photography and image, increasingly used as a basis for scientific research, is presented: Instagram. In terms of research techniques, this dissertation conducts a case study: the Instagram platform of the brand Turismo Centro de Portugal. The content analysis technique is applied to images, performing a qualitative and quantitative analysis using the MAXQDA program, presenting the results obtained in schematics. A total of 1496 images were analyzed. Five categories of analysis were defined - (a) date of publication, (ii) element represented in the image; (iii) tourist attraction (iv) location (v) strategic pillars – consisting of 257 codes in total. It was concluded that, despite observing a consistent sharing of photographs in the years analyzed, there is inequality not only regarding the location presented, but also in the type of attractions present in the images, thus hindering the promotion of the 'diversity'' that is expected. It is important, above all, that there is a sharing that corresponds to the strategic pillars defined for the region. This research aims to contribute to know more about how the Image shared on Instagram influences the promotion of a tourist destination, being the first study of this scope that focuses on the Central region of Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEntidade Regional Turismo Centro de Portugalpor
dc.subjectImagem Projetadapor
dc.subjectonlinepor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectImagem de Destinopor
dc.subjectRegional Tourism Authority of Central Portugaleng
dc.subjectProjected Imageeng
dc.subjectOnlineeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectDestination Imageeng
dc.titleImagem Online do Destino Turístico. Análise de Conteúdo da rede social Instagram da Turismo Centro Portugalpor
dc.title.alternativeOnline Image of the Tourist Destination. Content Analysis of the social network Instagram of Turismo Centro Portugaleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleImagem Online do Destino Turístico. Análise de Conteúdo da rede social Instagram da Turismo Centro Portugalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203124901-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Território e Patrimónios-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBondarets, Anastasiya::0000-0002-4066-8326-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriTomás, Paulo Manuel de Carvalho-
uc.degree.elementojuriMoreira, Claudete Carla Oliveira-
uc.degree.elementojuriSilva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da-
uc.contributor.advisorMoreira, Claudete Carla Oliveira::0000-0002-9188-191X-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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