Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104114
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorujão, Maria do Rosário Barbosa-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorOliveira, Bernardo Leitão-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:03:21Z-
dc.date.available2022-12-16T23:03:21Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104114-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado na Escola Básica e Secundária José Falcão, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, numa turma de 11º ano do Ensino Secundário do curso de Línguas e Humanidades. O objetivo deste trabalho é verificar que papel têm os documentos escritos no trabalho com evidência histórica por parte dos alunos. Considerando-se que a evidência histórica é um conceito de segunda ordem que deve estar presente nas aulas de História, procurou-se trabalhar, durante o ano letivo, a interpretação de documentos escritos. Nesse sentido, procurou-se perceber de que forma os alunos encaram diferentes tipologias de fontes escritas para extrair, de forma crítica, a informação contida. Deste modo, foram realizadas várias atividades, que consistiam na leitura e interpretação escrita de textos diversificados. Primeiramente, apostou-se na interpretação de um texto literário, de forma a compreender de que forma os alunos trabalhavam esse tipo de texto. Na ficha seguinte, foi apresentado um texto historiográfico, ao qual os alunos estão mais familiarizados, mas que continua a exigir um raciocínio estruturado que permita a elaboração de resposta. Por fim, na terceira atividade, foi utilizada uma fonte histórica. Esta investigação, cuja metodologia assentou num estudo de caso qualitativo, demonstrou, através dos resultados obtidos, que, ainda que de forma ténue, houve uma melhoria das respostas ao longo do ano letivo, o que significa que trabalhar a interpretação de documentos permite aos alunos desenvolver a sua capacidade de retirar evidência histórica de diferentes tipos de texto.por
dc.description.abstractThe present study was carried out at the Escola Básica e Secundária José Falcão, belonging to the Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, in na 11th grade class of Secondary Education of the Languages and Humanities course. The objective of this work is to verify what role the written documents have for the extraction of historical evidence by the students. Considering that historical evidence is a second-order concept that must be present in History classes, we tried to work, during the school year, on the interpretation of written documents. In this sense, we tried to understand how students face different types of sources to extract, in a critical way, the information contained. Thus, during the school year, three activities were carried out, which consisted of reading and writing text interpretation. Thus, three different types of written document were worked on. Firstly, we bet on the interpretation of a literary text, in order to understand how the students worked with this type of text. In the following sheet, a historiographical text was presented, which the students are more familiar with, but which continues to require structured reasoning that allows the elaboration of an answer. Finally, in the third activity, a historical source was used. This investigation, whose methodology was based on a qualitative case study, demonstrated, through the results obtained, that, although in a tenuous way, there was an improvement in the answers throughout the school year, which means that working on the interpretation of documents allows students to develop their ability to extract historical evidence from different types of text.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEvidência Históricapor
dc.subjectDocumento Escritopor
dc.subjectFonte Históricapor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectHistorical Evidenceeng
dc.subjectWritten Documenteng
dc.subjectHistorical Sourceeng
dc.subjectSecundary Schooleng
dc.titleO PAPEL DO DOCUMENTO ESCRITO NA CONSTRUÇÃO DE EVIDÊNCIA HISTÓRICApor
dc.title.alternativeTHE ROLE OF THE WRITTEN DOCUMENT IN THE CONSTRUCTION OF HISTORICAL EVIDENCEeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO PAPEL DO DOCUMENTO ESCRITO NA CONSTRUÇÃO DE EVIDÊNCIA HISTÓRICApor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203124987-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Bernardo Leitão::0000-0003-2876-9914-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorMorujão, Maria do Rosário Barbosa-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
bernardo oliveira_relatório final.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

105
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

130
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons