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Title: A Coleção de Estuque do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo - De Domingos Meira à família Maceiro
Other Titles: The Decorative Plaster Collection of the Museum of Decorative Arts of Viana do Castelo - From Domingos Meira to the Maceiro family
Authors: Freitas, Filipe Alves
Orientador: Nunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs
Keywords: Estuque Decorativo; Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo; Gessos Maceiro; Aquisição de acervo; Domingos Meira; Decorative Plaster; Museum of Decorative Arts of Viana do Castelo; Gessos Maceiro; Collection acquisition; Domingos Meira
Issue Date: 11-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A Coleção de Estuque do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo - De Domingos Meira à família Maceiro
Place of publication or event: Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo
Abstract: A presente dissertação, trabalho final do curso de Mestrado em Património Cultural e Museologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem a pretensão de acrescentar um pouco mais à diminuta história sabida do estuque decorativo em Portugal.O estuque decorativo, arte decorativa considerada menor por longos tempos, foi, durante várias décadas do século passado, quase completamente ignorado pela maioria dos estudiosos e responsáveis pelo património artístico. Nas duas últimas décadas, tem sido alvo de estudo, principalmente em trabalhos académicos, todavia, muito falta para descortinar grande parte da sua história e protagonistas. Teve dois grandes momentos áureos: o primeiro, na metade do séc. XVIII; o segundo, da segunda metade do séc. XIX a inícios do séc. XX. Por razões inexplicáveis, embora teorizáveis, desse segundo período são procedentes de Viana do Castelo a quase totalidade dos artistas estucadores que se difundiram em todo o território nacional, países vizinhos e também no Brasil. Por consequência, o estuque decorativo é, indiscutivelmente, a arte decorativa mais identitária e exclusiva desta cidade.Para perpetuar esta memória e identidade cultural e artística, a Câmara Municipal de Viana do Castelo procurou incessantemente uma oportunidade para dar início à sua valorização indo ao encontro de um desejo manifesto há muito por parte dos vianenses. No ano de 2016, a Câmara, por intermédio do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, ao tomar conhecimento da intenção do “Atelier Gessos Maceiro”, uma oficina de estuque decorativo sediada em Lisboa, na venda de todas as suas matrizes, moldes, documentação, materiais, ferramentas e demais objetos associados ao ofício, após a consulta preliminar de dois especialistas, adquiriu, em 2018, todo o acervo, com exceção de alguns espécimes bibliográficos comprados posteriormente em 2021. Faltava a devida investigação ao acervo que, oportunamente, se levou a cabo com a presente dissertação e veio a deslindar serem as matrizes antigas, grande parte da documentação de desenhos de planta de tetos e paredes e os espécimes bibliográficos adquiridos ao “Atelier Gessos Maceiro”, pertença de Domingos António de Azevedo da Silva Meira, artista estucador afifense da segunda metade do século XIX, primeiro quartel do séc. XX e o mais afamado e notável que Portugal conheceu.
The present dissertation, final work of the Master's course in Cultural Heritage and Museology at the Faculty of Arts of the University of Coimbra, intends to contribute to the scarce known history on decorative plaster in Portugal. Decorative stucco, considered of less importance for a long time, was, for several decades of the last century, almost ignored by most of the scholars and agents responsible for the artistic heritage. In the past two decades it has been the subject of study, particularly in academic research projects, but a lot remains to unveil on its history and protagonists.It had two great golden moments: the first, in the middle of the 18th century; the second, in the third quarter of the 19th century until the beginning of the 20th century. For unknown reasons, during the second period, almost all plastering artists working in national territory but also in Brazil and neighbouring countries were from Viana do Castelo. As a result, decorative stucco is, unquestionably, the most recognizable decorative art of Viana.To perpetuate this memory and its cultural and artistic identity, the City Council of Viana do Castelo sought an opportunity to promote its importance and recognition. In 2016, through the Museum of Decorative Arts of Viana do Castelo, the City Council became aware of the intention of “Atelier Gessos Maceiro”, a decorative plaster workshop based in Lisbon, to sell all of its matrices, molds, documentation and tools. After consulting two specialists, the City Council acquired the full collection in 2018 with the exception of a few documents which were later purchased in 2021.The lack of documentation which, in due course, led to the present dissertation, revealed that the old matrices, drawings of ceiling plans and bibliography acquired from the “Atelier Gessos Maceiro”, belonged to Domingos António de Azevedo da Silva Meira, the most famous plasterer artist in the second half of the 19th century and first quarter of the 20th century.
Description: Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104101
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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