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Title: BEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION, SECOND EDITION (BRIEF2): ASSOCIAÇÕES COM TESTES DE DESEMPENHO
Other Titles: BEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION, SECOND EDITION (BRIEF2): ASSOCIATIONS WITH PERFORMANCE TESTS
Authors: Silva, Iolana Linares da
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci Almeida
Keywords: BRIEF2; Versão para Pais e versão para Professores; Funções Executivas (FE); Testes de Desempenho; BRIEF2; Parents Form and Teachers Form; Executive Functions (EF); Performance Tests
Issue Date: 19-Oct-2022
Serial title, monograph or event: BEHAVIOR RATING INVENTORY OF EXECUTIVE FUNCTION, SECOND EDITION (BRIEF2): ASSOCIAÇÕES COM TESTES DE DESEMPENHO
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Nos últimos tempos, tem-se verificado uma relevância crescente das funções executivas para o desenvolvimento individual. Estas consistem num conjunto de funções cognitivas, cujo desenvolvimento eficaz é crucial para uma boa regulação do comportamento, das emoções e dos pensamentos. A investigação apresentada tem como principal objetivo analisar a validade concorrente da versão portuguesa do BRIEF2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition), versão para Pais e versão para Professores em relação a testes de desempenho. A análise é realizada junto de crianças do 3.° e 4.° ano do 1.° ciclo do ensino básico e com desenvolvimento típico. A amostra é composta por 33 raparigas e 25 rapazes (N = 58), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos (M = 8.9), tendo sido 57 inventários respondidos pelos pais e 58 inventários respondidos por professoras. Além do BRIEF2, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação das funções executivas, nomeadamente: a Nomeação Rápida de Formas e Cores, a Fluência Verbal Fonémica e Semântica, a Torre, as Trilhas A e B e o Tabuleiro de Corsi, todos pertencentes à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra – BANC; a Memória de Dígitos em sentido Inverso da WISC-III; o Stroop - Teste de Cores e Palavras; a Sequência de Letras e Números - WISC-V; e o Conners Continuous Performance Test 3rd Edition. Neste estudo foram encontradas correlações significativas negativas fracas e moderadas entre o BRIEF2 versão para Pais e Professores e os testes de desempenho, nomeadamente: a Nomeação Rápida de Formas e Cores, a Fluência Verbal Semântica, as Trilhas B, o Tabuleiro de Corsi e a Sequência de Letras e Números . Constatou-se um maior número de correlações significativas com a versão para Professores do BRIEF2 do que com a versão para Pais. Em termos de Índices, o Índice de Regulação Cognitiva do BRIEF2 evidenciou maior número de associações significativas com os testes de desempenho.
In recent times, there has been a growing relevance of executive functions for individual development. These consist of a set of cognitive functions, whose effective development is crucial for a good regulation of behavior, emotions and thoughts. This research has as its main objective to analyse the concurrent validity of the Portuguese version of the BRIEF2 (Behavior Rating Inventory of Executive Function - Second Edition), Parent Form and Teacher Form, regarding performance tests, with children in the 3rd and 4th grades (aged between 8 and 10 years old, M = 8.9) and with typical development. The sample is composed of 58 children, 33 girls and 25 boys, 57 inventories answered by the parents and 58 inventories answered by teachers. For this purpose, a set of assessment instruments was used to assess executive functions, namely: Rapid Naming of Shapes and Colors, Phonemic and Semantic Verbal Fluency, the Tower, Trail A and Trail B and the Corsi Board, all belonging to the Neuropsychological Battery Assessment of Coimbra – BANC; Digit Span Backwards - WISC-III; Stroop - Test of Colors and Words; Letters - Numbers Sequencing - WISC-V and Conners Continuous Performance Test 3rd Edition. In this study, significant negative weak and moderate correlations was found between BRIEF2 Parents and Teacher Form and performance testes, namely: Rapid Naming of Shapes and Colors, Phonemic and Semantic Verbal Fluency, Trail B, Corsi Board and Letters - Numbers Sequencing. A greater number of significant correlations were found regarding the Teachers Form of the BRIEF2 vs the Parents Form. In terms of indices, the BRIEF2 Cognitive Regulation Index showed the highest number of significant associations with performance tests.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104018
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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