Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/103227
Título: Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
Outros títulos: For a reflection on the teacher-student-teacher relationship in Higher Education A study in the context of the Bachelor degree in Accounting Sciences-PB
Autor: Morais, José Jassuipe da Silva
Brito, Nadja Gomes de
Pinto, Rooney Figueiredo 
Palavras-chave: relação professor-aluno-professor; ensino superior; ensino e aprendizagem
Data: 1-Ago-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Cocar
Volume: 15
Número: 32
Resumo: Resumo: Neste trabalho, analisamos a percepção dos alunos provenientes do curso de Ciências Contábeis/UFPB quanto à relação professor-aluno-professor. A amostra de tipo não probabilística por conveniência contou com 128 sujeitos, com coleta de dados através de questionário online (abril-junho/2018). Os dados evidenciam esta relação como positiva por pelo menos 1/3 dos alunos, mas apontam como negativo o baixo uso de metodologias mais ativas e participativas. Assim, a percepção dos alunos pode estar sendo influenciada diretamente pela variável “metodologia” e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem emergem como a fragilidade mais evidente que pode levar à depreciação dessa relação. Apesar da extensa literatura existente sobre o tema da relação professor-aluno, o principal contributo deste trabalho é a sensibilização quanto a este tema e os aspectos correlatos apontados no contexto descrito.
Abstract: In this work, we analyze the perception of students from Accounting/UFPB regarding the teacher-student-teacher relationship. The sample of convenience and non-probabilistic type had 128 subjects, with data collection through an online survey (April-June/2018). The data show this relationship as positive by at least 1/3 of the students, but point out as negative the low use of more active and participatory methodologies. Thus, the perception of students may be directly influenced by the variable "methodology" and their reflexes in the teaching-learning process emerge as the most evident fragility that can lead to the depreciation of this relationship. Despite the extensive literature on the subject of teacher student relationship, the main contribution of this work is the awareness of this subject and the related aspects pointed out in the context described.
URI: https://hdl.handle.net/10316/103227
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

55
Visto em 17/jul/2024

Downloads

22
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.