Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102651
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dc.contributor.advisorCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
dc.contributor.authorMartins, Pedro Alexandre Maia-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:01:04Z-
dc.date.available2022-10-04T22:01:04Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102651-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letraspt
dc.description.abstractA entrada do Chega na Assembleia da República, após as eleições legislativas de 2019, representou um ponto de viragem nos panoramas político e mediático portugueses. Intrinsecamente ligado à figura do seu líder, André Ventura, cujas declarações preconceituosas contra a comunidade cigana eram conhecidas, este partido surgia como o primeiro representante da direita radical populista a alcançar um assento parlamentar em Portugal. Colocados perante o desafio de cobrir a campanha eleitoral desta nova força política, os diferentes media portugueses adotaram abordagens distintas. Entre os meios de comunicação identificados por Riccardo Marchi (autor de uma das primeiras obras académicas sobre o Chega), dois são singularizados, devido à sua periodicidade frequente e respetiva postura em relação ao partido liderado por André Ventura: o jornal I, descrito como o medium diário mais favorável ao partido, e o jornal Público, descrito como o medium diário mais hostil.A pretensão de iniciar uma compreensão da cobertura do Chega pelos media e de entender a relação dos meios de comunicação portugueses com os atores políticos populistas leva a que se questione se o alegado favorecimento do jornal I e a alegada hostilidade do jornal Público se verificam, procurando também compreender como os dois jornais diários analisados cobriram o partido em questão. Para esse efeito, realizou-se um estudo das peças de cariz informativo sobre o partido liderado por André Ventura publicadas nos dois jornais mencionados durante o período eleitoral, de 1 de agosto a 6 de outubro de 2019, analisando-se também a semana imediatamente posterior ao ato eleitoral. Esse estudo envolveu a medição quantitativa das presenças simples do Chega, das suas presenças enquanto ator principal, das suas presenças na manchete de cada um dos media analisados, dos artigos focados na figura do seu líder e nas propostas integrantes do seu Programa Político e das suas 70 medidas para reerguer Portugal, assim como a análise qualitativa das peças nas quais o partido em questão é abordado.O estudo do corpus mostrou que, embora exista um conjunto de peças noticiosas que não correspondem à descrição feita por Marchi e a atenção dada ao Chega tenha sido menor até à eleição de André Ventura para o parlamento, existe uma confirmação maioritária tanto do favorecimento por parte do jornal I como da hostilidade por parte do jornal Público, com diferenças substanciais e particularidades na abordagem de cada medium.pt
dc.description.abstractThe accession of Chega to the Assembly of the Republic, after the legislative elections of 2019, represented a turning point for Portuguese political and mediatic landscapes. Inherently linked to the figure of its leader, André Ventura, whose prejudiced assertions about the Romani community were known, this party emerged as the first representative of the populist radical right who managed to get a seat in the parliament of Portugal. The challenge of covering this new political force led different Portuguese media outlets to adopt a variety of approaches. Many of these media approaches were identified by Riccardo Marchi (the author of one the first academic works about Chega), with two newspapers being highlighted because of their daily editions and their respective stances on the party headed by André Ventura: I, described as the most favorable daily medium, and Público, described as the most hostile daily medium. The desire to understand the coverage of Chega by the media and to comprehend the relationship between mediatic outlets and populist political actors leads one to question the alleged favorability of I and the alleged hostility of Público, aiming also to understand how the coverage of said party by both of the analyzed newspapers was conducted. With that purpose in mind, one conducted a study of every informative journalistic piece published during the electoral period, from August 1 to October 6, 2019, whose subject was the party led by André Ventura, whilst also examining the articles published during the week after the electoral act. This study included the measurement of every simple presence of Chega, of every presence as the main actor, of every presence in the headlines of each of the analyzed media, of how many articles were focused on the figure of its leader and on the measures proposed by its Political Program and its 70 measures to reerect Portugal, as well as the qualitative analysis of the pieces whose subject was said party. As the study of the corpus showed, despite the existence of a set of journalistic pieces not corresponding to the description made by Marchi and the quantitative inferiority of the attention paid by the media until André Ventura’s election to the parliament, there is a prevailing confirmation of both alleged stances, the favorability of I and the hostility of Público, with substantive differences and particularities in the approach of each medium.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectChegapt
dc.subjectpopulismopt
dc.subjectvalores-notíciapt
dc.subjectjornal Ipt
dc.subjectjornal Públicopt
dc.subjectChegapt
dc.subjectpopulismpt
dc.subjectnews valuespt
dc.subjectI (newspaper)pt
dc.subjectPúblico (newspaper)pt
dc.titleCobertura noticiosa do Chega nas eleições legislativas de 2019pt
dc.title.alternativeNews coverage of Chega during the legislative elections of 2019pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
degois.publication.titleCobertura noticiosa do Chega nas eleições legislativas de 2019por
dc.date.embargoEndDate2028-07-17-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-07-19*
dc.identifier.tid203073886pt
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicaçãopt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Pedro Alexandre Maia::0000-0001-6347-9985-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.degree.presidentejuriSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.degree.elementojuriMiranda, João Manuel Santos de-
uc.degree.elementojuriCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
uc.contributor.advisorCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
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