Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102639
Title: Comer também é comunicar: O contributo da mídia na construção da identidade alimentar de Belém do Pará. (1982-1986)
Other Titles: Eating is also communicating: The contribution of the media in the construction of the food identity of Belém do do Pará. (1982-1986)
Authors: Moraes, Taynah Meira de
Orientador: Vaquinhas, Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes
Keywords: Mídia; Identidade alimentar; Belém do Pará (Brasil); Comidas típicas; Culinária Mestiça; Media; Food identity; Belém do Pará (Brazil); Typical Foods; Mestizo Cusine
Issue Date: 21-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Comer também é comunicar: O contributo da mídia na construção da identidade alimentar de Belém do Pará. (1982-1986)
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta dissertação busca compreender a presença da alimentação e das comidas típicas na imprensa de Belém do Pará, entre os anos de 1982 e 1986, percebendo seus contributos para construção e consolidação de uma identidade alimentar. A presente pesquisa aproximou dois campos científicos de estudos: a alimentação e a comunicação, tencionando um diálogo entre eles. Desta forma, é possível admitirmos a alimentação como forma de comunicação de uma sociedade, de uma cultura e de um povo. Para analisarmos a presença das comidas típicas nas mídias consultamos as páginas do jornal Diário do Pará, desde sua edição de número 01, durante cinco anos consecutivos, onde foram recolhidas cento e duas publicações que tratam do tema. Após gerada a base de dados da pesquisa, passamos às análises qualitativa e quantitativa, de modo a realizarmos uma observação mais minuciosa das matérias selecionadas. Para abranger a dimensão do tema proposto inicialmente exploramos questões teóricas ligadas à comunicação e à alimentação e, em seguida, aprofundamos questões de identidade, tipicidade e regionalização. Ressaltamos a identidade como um fator sempre em formação e mutável e, neste viés, buscamos entender a afirmação gradual de ingredientes e pratos tradicionais, identificados como típicos, se tornarem emblemáticos para sua população. O movimento modernista, que teve a sua ascensão em meados de 1922, foi responsável por uma inversão de valores que tange as características e tradições regionais. A pesquisa estendeu-se para além das páginas do Diário do Pará apresentando, a partir de uma variedade de fontes, dentre anuários de propagandas, revistas e guias turísticos, um panorama dos hábitos alimentares da população belenense no período que antecede aos anos da pesquisa. Através das cento e duas notícias selecionadas, do Diário do Pará, propusemos realizar um diagnóstico que nos permita compreender como a mídia comunicava a identidade alimentar de belenense, em meados da década de 1980.
This work seeks to understand the presence of food and typical foods in the press of Belém do Pará, between 1982 and 1986, realizing their contributions to the construction and consolidation of a food identity. The present research approached two scientific fields of study: food and communication, intending a dialogue between them. In this way, it is possible to admit food as a form of communication of a society, a culture and a people. In order to analyze the presence of typical foods in the media, we consulted the pages of the Diário do Pará newspaper, since its edition number 01, for five consecutive years, where one hundred and two publications dealing with the subject were collected. After generating the research database, we proceeded to qualitative and quantitative analysis, in order to carry out a more detailed observation of the selected materials. To cover the dimension of the proposed theme, we initially explored theoretical issues related to communication and food and, then, deepened questions of identity, typicality and regionalization. We emphasize identity as an ever-increasing and changing factor and, in this bias, we seek to understand the gradual affirmation of traditional ingredients and dishes, identified as typical, becoming emblematic for their population. The modernist movement, which had its rise in mid-1922, was responsible for an inversion of values that touches on regional characteristics and traditions. The research extended beyond the pages of the Diário do Pará, presenting, from a variety of sources, among advertising yearbooks, magazines and tourist guides, an overview of the eating habits of the population of Belém in the period that precedes the years of the research. Through the one hundred and two selected news, from Diário do Pará, we proposed to carry out a diagnosis that allows us to understand how the media communicated the food identity of the Belenense people, in the mid-1980s.
Description: Dissertação de Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102639
Rights: openAccess
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