Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102527
Title: Estrutura para a Implementação de um eLogBook de Competências na FMUC
Other Titles: Structure for the Implementation of a Competencies eLogbook in FMUC
Authors: Dourado, Catarina Fidalgo
Orientador: Conceição, Hugo Camilo Freitas da
Alves, Luís Filipe Marreiros Caseiro
Keywords: LogBook; Ensino Baseado em Competências; Resultados de Aprendizagem; Ensino Médico Pré-Graduado; Análise Qualitativa; Logbook; Competency-Based Education; Learning Outcomes; Undergraduate Medical Education; Qualitative Research
Issue Date: 25-May-2022
Serial title, monograph or event: Estrutura para a Implementação de um eLogBook de Competências na FMUC
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introduction: Competency-based education is a paradigm that promotes organizing a curriculum based on the development of competencies, with numerous associated benefits, such as a focus on learning outcomes. A Logbook is a mechanism for recording the student's competencies, which is frequently used to track the development of clinical skills and procedures. As a result, it is necessary to explore the goals of adopting a Logbook at FMUC and establish a methodology for its implementation. Methods: An eLogbook proposal was created in InforEstudante/InforDocente, and the competencies to be acquired in the voluntary curricular units of the project were incorporated. A group of 9 students tested the eLogbook. A qualitative analysis was conducted by collecting data from 9 students in a focus group discussion, 6 teachers, and 2 FMUC Board members through individual semi-structured interviews. They completed a questionnaire using a Likert scale to rate the importance of the eLogbook goals at FMUC. Results: According to those consulted, the eLogbook would enable monitoring of learning progress, promote student involvement in their education, standardize the practical and clinical classes, and implement improvements in teaching. The least important component was related to its usage as an assessment method, and it was identified the fear of increasing the workload of teachers and students. There were various proposals for platform improvements as well as several suggestions for an appropriate implementation of the eLogbook. The qualitative research uncovered five themes: the logbook's structure; goals; quality education; methodology for implementation; and concerns, limitations, and needs. Discussion: The introduction of an eLogbook will have significant benefits in FMUC's teaching practice, particularly given the high number of annual student admissions, and will serve as a guarantee of the education quality, both internally and externally. If used correctly, it can provide an opportunity for the introduction of curricular modifications and changes and complement the acquisition of competencies through simulation. There are different objectives in its use in Medicine and Dentistry. Conclusion: An eLogbook should be implemented at FMUC, however, it should not be used for assessment in the first years. It should be extended to all FMUC mandatory curricular units as well as to courses from other Faculties if applicable, with a gradual timetable for implementation.
Introdução: O ensino baseado em competências trata-se de um paradigma que preconiza a organização de um curriculum em torno da aquisição de competências, tendo sido documentadas várias vantagens associadas, como o foco nos resultados da aprendizagem. O LogBook é uma metodologia de registo das competências adquiridas pelo estudante, sendo amplamente utilizado para monitorizar a aquisição de competências clínicas e procedimentos. Assim, surge a necessidade de averiguar os objetivos da utilização de um LogBook na FMUC e formalizar uma metodologia para a sua implementação. Métodos: Desenvolveu-se uma proposta de eLogBook no InforEstudante/InforDocente e inseriu-se as competências a serem adquiridas em unidades curriculares voluntárias no projeto. O eLogBook foi testado por um grupo de 9 estudantes. Realizou-se uma análise qualitativa, através da obtenção de dados de 9 estudantes numa discussão em focus group, de 6 docentes e 2 elementos da Direção da FMUC com a condução de entrevistas semiestruturadas individuais. Os mesmos responderam a um questionário com uma escala de Likert sobre a importância atribuída aos objetivos do eLogBook. Resultados: Os auscultados consideraram que o eLogBook permitiria uma monitorização da progressão da aprendizagem, a promoção de maior responsabilidade do aluno no ensino, a estandardização do ensino prático e implementação de melhorias. O aspeto menos importante relacionou-se com a sua utilização enquanto método de avaliação, e identificou-se o receio de aumento da carga de trabalho dos docentes e alunos. Foram encontradas propostas de melhoria para a plataforma e várias sugestões para a correta implementação do eLogBook. A análise qualitativa encontrou 5 temáticas: construção do eLogBook; objetivos; qualidade do ensino; metodologia de implementação e receios, limitações e necessidades. Discussão: A implementação do eLogBook terá largas vantagens no ensino praticado na FMUC, especialmente devido ao elevado número de ingressos de estudantes anual, vindo a ser uma garantia da qualidade do ensino, interna e externamente. Se bem aplicado, pode ser uma oportunidade para a implementação de melhorias e alterações curriculares, assim como complementar a aquisição de competências pelo ensino simulado. Denotam-se diferentes objetivos na sua utilização em Medicina e Medicina Dentária. Conclusão: Deve-se implementar um eLogBook na FMUC, embora não deva ser utilizado nos primeiros anos enquanto método de avaliação. Deverá estender-se a todas as Unidades Curriculares obrigatórias da FMUC e aos cursos de outras Faculdades em que seja aplicável, através da definição de um calendário gradual para a sua implementação.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102527
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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