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https://hdl.handle.net/10316/102518
Title: | Facing COVID-19: Determining Which Activities Best Help To Cope With Isolation During The Pandemic | Other Titles: | Enfrentar A COVID-19: Determinar Quais Atividades Fornecem O Melhor Coping Com O Isolamento Durante A Pandemia | Authors: | Siytangco-Johnson, Sean Michael Leung | Orientador: | Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares | Keywords: | Adaptação Psicológica; COVID-19; Estudantes de Medicina; Questionário de Saúde do Paciente; Saúde Mental; Coping Strategies; COVID-19; Mental Health; Patient Health Questionnaire; Students, Medical | Issue Date: | 17-Mar-2022 | metadata.degois.publication.title: | Facing COVID-19: Determining Which Activities Best Help To Cope With Isolation During The Pandemic | metadata.degois.publication.location: | FMUC | Abstract: | Resumo:Introdução:A pandemia por COVID-19 que o mundo enfrenta atualmente, é um grande desafio que impôs alterações do estilo de vida a uma escala global. Como tal, adquire grande relevância determinar os mecanismos de coping com maior efeito na saúde mental das pessoas durante este período.Objectivos:Com o presente estudo pretendemos determinar quais os factores com efeito significativo na saúde mental dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).Métodos:Foi criado e distribuído pelos 6 anos do curso um questionário sobre as atividades realizadas pelos estudantes durante a pandemia, assim como o Questionário de Saúde do Paciente-4 (PHQ-4). Os dados obtidos foram submetidos a análise.Resultados:Determinamos que, durante a pandemia, a satisfação académica (p<0.001), a prática de arte (p=0.003), a leitura (p=0.017) e o exercício físico em casa (p=0.019) se associavam a níveis mais baixos de distress. Por sua vez, a jardinagem (p=0.035), o binging (p=0.001) e o consumo de media (p=0.004) estavam associados a níveis mais elevados de distress. Estudantes dos anos clínicos (4º ao 6º) mostraram estar mais satisfeitos com o seu desempenho académico (p=0.05) e ter níveis de distress mais baixos (p=0.003).Discussão:Estes resultados podem ser explicados pelo facto de que a satisfação académica dos estudantes de medicina tem um papel de relevo para a sua saúde mental. Enquanto que os métodos de coping positivos estavam associados a níveis mais baixos de distress, métodos negativos associavam-se a níveis mais elevados de distress. Embora a jardinagem e o consumo de media também tenham mostrado associação a níveis de distress mais elevados, isto poderá dever-se ao facto de serem mais praticados em estudantes que já sofrem de níveis mais elevados de stress, uma vez que estas atividades são geralmente consideradas métodos de coping positivos em estudos prévios.Conclusão:Concluímos que a prática de arte, a leitura e o exercício físico em casa devem ser promovidos para ajudar a melhorar a saúde mental dos estudantes de medicina, e que deve ser dada mais atenção ao apoio dos estudantes em como enfrentar o seu desempenho académico e a evitar o burnout, incluindo mais experiências clinicas durante o curso. Abstract:Introduction:The COVID-19 pandemic is one of the greatest challenges the world has ever faced and completely changed the way people live on a global scale. It is important that we determine which types of coping activities had the best effect on people’s mental health during this period. Objective:The goal of our study was to determine what factors significantly affected the mental health of Coimbra University Faculty of Medicine (FMUC) students.Methods:A questionnaire about what activities students performed during the pandemic coupled with the Patient Health Questionnaire-4 (PHQ-4) scale was distributed between the 6 academic years and the collected data was then analyzed.Results:We found that academic satisfaction was associated to lower distress levels in students during the pandemic (p<0.001). The activities practicing art (p=0.003), reading (p=0.017) and indoor exercise (p=0.019) were associated to lower levels of distress, while binging habits (p=0.001), media consumption (p=0.004) and gardening (p=0.035) were associated to higher levels of distress. Furthermore, students in clinical years (4th to 6th) were overall more satisfied with their academic performance (p=0.05) and had lower distress levels (p=0.003).Discussion:These results could be explained by the fact that medical students are very concerned with their academic situation, making it one of the heaviest factors that affects their mental health. The activities that positively affected students’ mental health were all positive coping methods, while negative coping methods were associated to higher levels of distress. Meanwhile, while gardening and media consumption were also associated to higher distress levels, this could be due to the fact that they are more frequently practiced in students that already suffer from higher levels of stress since these activities are generally referenced as positive coping methods in existing studies. Conclusion:These findings lead us to conclude that practicing art, reading and indoor exercise should be promoted to help improve the mental health of medical students and that more attention should be given to helping students better manage their academic performance and avoid burnout, including introducing more clinical experiences throughout their course. |
Description: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina | URI: | https://hdl.handle.net/10316/102518 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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