Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102270
Title: Estudo das áreas defendidas pelos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Coimbra nos Trabalhos Finais antes e depois de 2017
Other Titles: Study of the areas defended by Integrated Master's Degree Students at the Faculty of Medicine, University of Coimbra
Authors: Ladeira, Duarte João de Oliveira
Orientador: Ferreira, António Miguel da Cruz
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: Classificação; Medicina Geral e Familiar; Indexação; Comparação; Alunos; Classification; General Practice; Indexation; Comparison; Students
Issue Date: 14-Jun-2022
Serial title, monograph or event: Estudo das áreas defendidas pelos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade de Coimbra nos Trabalhos Finais antes e depois de 2017
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Em Medicina Geral e Familiar, área muito procurada para a realização de projetos de investigação em Trabalho Final de Mestrado Integrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é possível classificar a patologia sobre a qual o trabalho é feito e também a área de temática do trabalho, utilizando a Classificação Internacional de Cuidados de Saúde Primários (ICPC – 2), e a 3CGP, também referida com a Classificação no Capítulo Q. Tendo havido alteração de Regência da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, afigurou-se importante o impacto de tal nas classificações do trabalhos desde 2017 realizados, comparando com anterior estudo.Material e Métodos: Estudo observacional de todos os trabalhos finais realizados na área de Medicina Geral e Familiar entre os anos letivos de 2018-2019, 2019-2020, 2020-2021. Os trabalhos foram analisados segundo a Classificação Internacional de Cuidados de Saúde Primários – 2 e a 3GCP, mais conhecida por Códigos Q, segundo título e género do autor. Realizada análise descritiva e inferencial através de testes paramétricos e não paramétricos.Resultados: Foram analisados 206 trabalhos, 74,8% de autoria de estudantes do género feminino. Foram utilizados 184 vezes Códigos ICPC – 2 e 427 vezes Códigos – Q. Os Capítulos mais frequentes foram, para a ICPC – 2 os P e a T, sendo mais classificados P76 e o T90. Quanto aos Códigos – Q, os domínios mais representados foram o QD (28,3%) (Assunto do Médico) e o QT (19,9%) (Gestão de Conhecimento), tendo os subgrupos QD25 e QD33 sido os mais representados. Comparando com o estudo anterior, existiu uma diferença significativa entre a indexação por Códigos – Q, mas não significativa a nível da classificação ICPC – 2.Discussão: Orientações estratégicas diferentes no ensino da Medicina Geral e Familiar originaram diferentes resultados, que estão cada vez mais orientados para o objeto do trabalho do médico: colocar os seus conhecimentos para a resolução dos problemas daqueles que o procuram. Salienta-se o número de Teses de Mestrado Integrado orientadas em cada ano letivo.Conclusão: As mudanças após a Reforma da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar vieram notar que esta é cada vez mais uma área em que o pensamento sobre o doente como um todo, e não sobre a patologia, se revela cada vez mais importante.
Introduction: General Practice/ Family Medicine, is an ever more desired area for the realization of the Final Papers of the Integrated Master’s Degree at the Faculty of Medicine, University of Coimbra, where it is possible to classify papers according to the pathology and also on its thematic area, using the International Classification of Primary Care – 2 (ICPC – 2) and 3CGP, also known as the Classification in the Chapter Q. Once there was a shift in the Regency of the Curricular Unit of General Practice/ Family Medicine of the Faculty of Medicine, University of Coimbra, it became important to depict its impact on the classifications of the Final Papers that were realized since 2017, comparatively with the previous study.Material and Methods: Observational study of every final paper realized in General Practice/ Family Medicine in the school years of 2018-2019, 2019-2020 and 2020-21. These projects were analysed taking into consideration the International Classification in Primary Care – 2 and the 3GCP, known as Q – Codes, title and gender of the author. Descriptive and inferential analysis through parametric and nonparametric tests was performed.Results: 206 papers were analysed, 74,8% carried out by female students The ICPC – 2 codes were used 184 times and the Q – Codes were used 427 times. The most prevalent category concerning the ICPC – 2 classification were the P and the T, where P76 (Depressive Disorder) and T90 (Diabetes non-insulin dependent) were the most frequent. Regarding the Q – Code indexation, the most common domains were the QD (28,3%) (Doctor’s Problem) and the QT (19,9%) (Knowledge Management) domain, in which the subgroups QD25 and QD33 were the most portrayed. In comparison to the previous study, a significant difference between the indexation through Q – Codes but not significant when it comes to the ICPC – 2 classification, was found.Discussion: Different strategical guidelines when it comes to the teaching of General Practice/ Family Medicine flourished different results, which are more oriented for the object of the doctor’s work: placing its knowledge for the resolution of the problems of those who seek him. It is worth pointing out number of Integrated Master’s Degree Thesis supervised in each school year.Conclusion: The changes implemented following the General Practice Curricular Unit Reform demonstrated that this area is increasingly becoming an area where thinking about the patient’s overall, and not only about its pathology, reveals to be even more crucial.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102270
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final Duarte Ladeiraa.pdf753.81 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

49
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

45
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons