Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102212
Title: História e Educação Histórica
Other Titles: Que diálogos, que desafios?
Authors: Gago, Marília
Ribeiro, Ana Isabel 
Keywords: Narrativa Histórica; Educação Histórica
Issue Date: 27-Sep-2022
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Revista Portuguesa de História
Volume: 53
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/102212
ISSN: 2183-3796
0870-4147
DOI: 10.14195/0870-4147_53_3
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
11161-Texto do Artigo-51554-1-10-20220927.pdf970.22 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

105
checked on Feb 20, 2024

Download(s)

171
checked on Feb 20, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons