Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/102212
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gago, Marília | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T21:06:14Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T21:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
dc.identifier.issn | 2183-3796 | pt |
dc.identifier.issn | 0870-4147 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/102212 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt |
dc.subject | Narrativa Histórica | pt |
dc.subject | Educação Histórica | pt |
dc.subject.mesh | Multiprespetiva | pt |
dc.subject.mesh | Consciência Histórica | pt |
dc.title | História e Educação Histórica | pt |
dc.title.alternative | Que diálogos, que desafios? | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 61 | pt |
degois.publication.lastPage | 78 | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Revista Portuguesa de História | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.14195/0870-4147_53_3 | pt |
degois.publication.volume | 53 | pt |
dc.date.embargo | 2022-09-27 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-7515-2696 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
11161-Texto do Artigo-51554-1-10-20220927.pdf | 970.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
74
checked on Nov 28, 2023
Download(s)
109
checked on Nov 28, 2023
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License