Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/102212
Title: | História e Educação Histórica | Other Titles: | Que diálogos, que desafios? | Authors: | Gago, Marília Ribeiro, Ana Isabel |
Keywords: | Narrativa Histórica; Educação Histórica | Issue Date: | 27-Sep-2022 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Serial title, monograph or event: | Revista Portuguesa de História | Volume: | 53 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente artigo pretende explorar, através de uma abordagem qualitativa e reflexiva da literatura de referência, as possíveis interações entre os campos filosóficos-epistemológicos da História e da Educação, no desenvolvimento do pensamento histórico e da formação de consciência histórica. A partir de um percurso pelas principais características da construção da narrativa histórica e dos seus desafios epistemológicos, nomeadamente as questões de posicionamento de perspetiva e enfoque cultural na produção de conhecimento histórico questionaremos como é possível articular princípios de multiperspectivismo e universalismo na aprendizagem histórica intercultural, apresentando e debatendo alguns modelos que procuram explicitar como a experiência histórica se pode desenvolver para fomentar a aprendizagem e contribuir para a formação de consciência histórica. | URI: | http://hdl.handle.net/10316/102212 | ISSN: | 2183-3796 0870-4147 |
DOI: | 10.14195/0870-4147_53_3 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
11161-Texto do Artigo-51554-1-10-20220927.pdf | 970.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
55
checked on Sep 18, 2023
Download(s)
79
checked on Sep 18, 2023
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License