Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1022
Title: Cognição como resolução de problemas : novos horizontes para a investigação e intervenção em psicologia e educação
Authors: Almeida, Ana Cristina Ferreira de 
Orientador: Almeida, Leandro da Silva
Keywords: Psicologia pedagógica; Questionário de Opiniões e das Percepções da Resolução dos Problemas; Prova de Avaliação de Competências de Resolução de Problemas; Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem; Questionário de Autoconceito Académico; Teste das Figuras Escondidas; Bateria de Provas de Raciocínio
Issue Date: 8-Oct-2004
Abstract: Neste estudo procurámos harmonizar a constatação do tipo de comportamentos de ocorrência inevitável no dia-a-dia, de resolução de problemas, com o seu tratamento organizado e sistemático. Uma vez compreendido o processo e viabilizado o seu acesso, cremos poder planear intervenções educativas de treino de estratégias e aquisição de competências, e assim concorrer para a excelência dos desempenhos de resolução e melhoria da auto-percepção de eficácia. A capacidade de resolver problemas legitima o alcance de estados de maior satisfação e um desenvolvimento saudável, autenticando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das colectividades. A tese que defendemos é que há formas alternativas e complementares às tradicionais de conhecer as pessoas nas suas (im)possibilidades cognitivas, com repercussões no nível de realização, por exemplo, escolar. O estudo remete para a documentação da alternativa ou metáfora da cognição conceptualizada como resolução de problemas (RP). São objectivos coadjuvantes: contextualizar o estudo da resolução de problemas na psicologia cognitiva; conceptualizar RP em função da análise crítica das perspectivas maiores do estudo da inteligência; esclarecer a RP nos seus elementos de definição, nos mecanismos de complexificação cognitiva e na relação com outros processos psicológicos; conhecer as extensões práticas da RP, em termos de modelos prescritivos para resolver problemas, métodos de estudo dos processos e técnicas auxiliares para a sua operacionalização, avaliação da capacidade de resolver problemas e estratégias de promoção por procedimentos de intervenção. São, ainda, apresentados um instrumento e uma metodologia construídos para avaliar a resolução de problemas e validada a metodologia junto de estudantes do Ensino Secundário. São identificados processos implicados na resolução de problemas e apreciadas qualidades de desempenho em termos de resolução de problemas e de outras aptidões cognitivas e características pessoais.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1022
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

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