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https://hdl.handle.net/10316/1022
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Leandro da Silva | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:49:08Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:49:08Z | - |
dc.date.issued | 2004-10-08 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1022 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Neste estudo procurámos harmonizar a constatação do tipo de comportamentos de ocorrência inevitável no dia-a-dia, de resolução de problemas, com o seu tratamento organizado e sistemático. Uma vez compreendido o processo e viabilizado o seu acesso, cremos poder planear intervenções educativas de treino de estratégias e aquisição de competências, e assim concorrer para a excelência dos desempenhos de resolução e melhoria da auto-percepção de eficácia. A capacidade de resolver problemas legitima o alcance de estados de maior satisfação e um desenvolvimento saudável, autenticando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das colectividades. A tese que defendemos é que há formas alternativas e complementares às tradicionais de conhecer as pessoas nas suas (im)possibilidades cognitivas, com repercussões no nível de realização, por exemplo, escolar. O estudo remete para a documentação da alternativa ou metáfora da cognição conceptualizada como resolução de problemas (RP). São objectivos coadjuvantes: contextualizar o estudo da resolução de problemas na psicologia cognitiva; conceptualizar RP em função da análise crítica das perspectivas maiores do estudo da inteligência; esclarecer a RP nos seus elementos de definição, nos mecanismos de complexificação cognitiva e na relação com outros processos psicológicos; conhecer as extensões práticas da RP, em termos de modelos prescritivos para resolver problemas, métodos de estudo dos processos e técnicas auxiliares para a sua operacionalização, avaliação da capacidade de resolver problemas e estratégias de promoção por procedimentos de intervenção. São, ainda, apresentados um instrumento e uma metodologia construídos para avaliar a resolução de problemas e validada a metodologia junto de estudantes do Ensino Secundário. São identificados processos implicados na resolução de problemas e apreciadas qualidades de desempenho em termos de resolução de problemas e de outras aptidões cognitivas e características pessoais. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Psicologia pedagógica | en_US |
dc.subject | Questionário de Opiniões e das Percepções da Resolução dos Problemas | - |
dc.subject | Prova de Avaliação de Competências de Resolução de Problemas | - |
dc.subject | Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem | - |
dc.subject | Questionário de Autoconceito Académico | - |
dc.subject | Teste das Figuras Escondidas | - |
dc.subject | Bateria de Provas de Raciocínio | - |
dc.title | Cognição como resolução de problemas : novos horizontes para a investigação e intervenção em psicologia e educação | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-4181-2868 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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