Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102099
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Cristina Calmeiro dos-
dc.contributor.advisorRodrigues, João Paulo Correia-
dc.contributor.authorBorralho, Tiago Miguel Orantos-
dc.date.accessioned2022-09-23T22:00:33Z-
dc.date.available2022-09-23T22:00:33Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102099-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractUm requisito essencial em qualquer edifício é que existam condições para uma evacuação segura dos seus ocupantes, sendo este tema crucial em gares subterrâneas de transporte. Estes locais estão abaixo do solo, a evacuação tem forçosamente de ser feita no sentido ascendente, e geralmente correspondem a locais de grande dimensão constituindo um único compartimento de fogo. A Estação de Metro Baixa-Chiado, em Lisboa, foi escolhida por forma a estudar a evacuação de gares subterrâneas de transporte em caso de incêndio aplicada à realidade portuguesa. Os principais motivos foram a sua dimensão, profundidade, o elevado número de passageiros que a frequentam e ser uma estação que serve duas linhas de metro.Efetuou-se uma análise do tempo de evacuação da estação, em múltiplos cenários, variando o número de ocupantes e algumas condições associadas à evacuação. Utilizou-se o programa de simulação de evacuação Pathfinder, baseado em agentes, em que cada “indivíduo” tem características e estratégias de fuga individuais. Foram ainda integradas situações de incêndio, desenvolvidas através do “Fire Dynamics Simulator (FDS)”. Utilizou-se o PyroSim como um pré-processador destas simulações. A importância do sistema de controlo de fumo, e da sua rápida ativação em caso de incêndio, foi evidenciada pelos resultados obtidos. Nas situações em que tal não ocorreu observou-se um agravamento significativo no tempo de movimento dos ocupantes, estimando-se a incapacitação de uma parte significativa dos ocupantes, tendo em conta os níveis registados para a dose efetiva fracionária (FED). As condicionantes arquitetónicas da estação revelaram-se um fator crucial neste estudo. Foi também analisada a influência na evacuação do número de ocupantes da estação, da utilização das escadas rolantes, da eficácia da sinalização de saída existente, e das características da população em estudo, em particular género e grupo etário.Os resultados permitiram propor medidas de melhoria das condições de evacuação da estação, como sejam a introdução sinalética dinâmica/adaptativa com função de “increased affordance”, a instalação de um sistema de cantonamento de fumo ou a construção de um núcleo de elevadores e escadas enclausuradas que garantam a comunicação entre o exterior e todos os níveis da estação.por
dc.description.abstractIt is essential to ensure that any building has conditions for a safe evacuation of its occupants, this subject being crucial in underground transport stations. These locations are in the underground, evacuation has to be carried out in an upward way, and usually correspond to large structures constituting a single fire compartment. Baixa-Chiado Subway Station, in Lisbon, was selected to study the evacuation of underground transport stations in case of fire, applied to the Portuguese case. The main reasons were its depth, the high number of passengers that frequent it and that it is a station that serves two metro lines.An analysis of the evacuation time of the station was done, in multiple scenarios, varying the number of occupants and some conditions associated with the evacuation process. Pathfinder software was used to model evacuation, in which each “occupant” has individual characteristics and escape strategies. Fire situations were also integrated, through the use of “Fire Dynamics Simulator (FDS)”. PyroSim was used as a pre-processor for these simulations.The importance of the smoke control system, and its rapid activation in the event of a fire, was highlighted by the results obtained. In situations where this did not occur, there was a significant worsening in the evacuation time of the occupants, it was estimated the incapacitation of a significant part of the occupants, considering the levels registered for the fractional effective dose (FED). The station's architectural constraints proved to be a crucial factor in this study. The influence on the evacuation of the number of occupants, the use of escalators, the effectiveness of the existing exit signage, and the characteristics of the study’s population, in particular gender and age group, was also analyzed.The results allowed proposing measures to improve the station's evacuation conditions, such as the introduction of dynamic/adaptive emergency signage with an “increased affordance” function, the installation of a smoke barrier that can limit and control the movement of the smoke or the construction of a protected lift and staircase to ensure vertical communication between the exterior and all levels of the station.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectincêndiopor
dc.subjectevacuaçãopor
dc.subjectestações de metropor
dc.subjectcomportamento humanopor
dc.subjectemergênciapor
dc.subjectfireeng
dc.subjectevacuationeng
dc.subjectmetro stationseng
dc.subjecthuman behavioreng
dc.subjectemergencyeng
dc.titleEvacuação de gares subterrâneas de transporte em caso de incêndio: O caso da Estação de Metro Baixa-Chiadopor
dc.title.alternativeEvacuation of underground transport stations in case of fire: The case of the Baixa-Chiado Metro Stationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleEvacuação de gares subterrâneas de transporte em caso de incêndio: O caso da Estação de Metro Baixa-Chiadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203061993-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBorralho, Tiago Miguel Orantos::0000-0002-5639-1894-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSimão, Fernando Pedro Simões da Silva Dias-
uc.degree.elementojuriCamargo, Aline Lopes-
uc.degree.elementojuriSantos, Cristina Calmeiro dos-
uc.degree.elementojuriFerreira, Fernando Luís da Silva-
uc.contributor.advisorSantos, Cristina Calmeiro dos-
uc.contributor.advisorRodrigues, João Paulo Correia-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Page view(s)

103
checked on Jul 23, 2024

Download(s)

200
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons