Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10182
Title: Efeito do "stress" oxidativo nos mecanismos que regulam a libertação de neurotransmissores nas células da retina em cultura
Authors: Agostinho, Paula Maria Garcia 
Keywords: Biologia celular; Stress oxidativo; Neurotransmissão; Células da retina; Canais iónicos
Issue Date: 6-Feb-1998
Citation: AGOSTINHO, Paula Maria Garcia - Efeito do "stress" oxidativo nos mecanismos que regulam a libertação de neurotransmissores nas células da retina em cultura. Coimbra, 1997.
Abstract: Neste trabalho estudou-se as consequências da acção das espécies reactivas de oxigênio, formadas pelo par oxidante ascorbato/Fe2+, nos mecanismos envolvidos na neurotransmissão GABAérgica e na neurotransmissão mediada por aminoácidos excitatórios. Pretendeu-se também avaliar de que modo, em condições oxidantes, a libertação de aminoácidos excitatórios e de aminoácidos inibitórios está inter-relacionada e associada ao aumento da excitabilidade neuronal. Para alcançar os objectivos acima mencionados caracterizaram-se os mecanismos de libertação do GABA e dos aminoácidos excitatórios, glutamato e aspartato, em resposta a um estímulo despolarizante (KCl 50 mM), e determinou-se o efeito do “stress” oxidativo, induzido pelo par ascorbato/Fe2+, nesses mecanismos. A quantificação da libertação de [3H]GABA (ácido-g-aminobutírico) e a medição da [Ca2+]i (concentração intracelular de Ca2+ livre) e de [Na+]i foram usadas como ensaios funcionais para avaliar-se o efeito do “stress” oxidativo na actividade dos receptores ionotrópicos do glutamato e dos canais de Ca2+ e de Na+ sensíveis à voltagem, bem como para analisar as alterações na homeostase do Ca2+ e do Na+ intracelular durante condições oxidantes. A determinação do potencial de membrana na presença ou na ausência de antagonistas específicos dos canais de K+ sensíveis à voltagem, permitiu avaliar a contribuição destes canais para a regulação do potencial de membrana das células expostas ou não ao par oxidante ascorbato/Fe2+. Os estudos foram efectuados em culturas de células neuronais, obtidas a partir da retina do embrião de pinto. Esta estrutura do SNC à também bastante susceptível à lesão oxidativa, pois tem um alto conteúdo em ácidos gordos polinsaturados e uma alta taxa de consumo de oxigênio. As preparações de células da retina usadas neste trabalho contémm células GABAérgicas e células glutamatérgicas, constituindo por isso um sistema experimental simples e adequado para o estudo do efeito do “stress” oxidativo na libertação de GABA e de aminoácidos excitatórios.
Description: Tese de doutoramento em Biologia (Biologia Celular) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/10182
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

223
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.