Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101796
Title: Aprender na Aldeia. Casmilo: uma comunidade de aprendizagem da Cidade-Região Sicó.
Other Titles: Learning in the countryside. Casmilo: a learning community of the city region Sicó.
Authors: Bailão, Inês Sofia dos Santos
Orientador: Gonçalves, Adelino Manuel dos Santos
Keywords: Sicó; comunidade; educação; rural; coesão territorial; Sicó; community; education; rural; territorial cohesion
Issue Date: 4-Apr-2022
Serial title, monograph or event: Aprender na Aldeia. Casmilo: uma comunidade de aprendizagem da Cidade-Região Sicó.
Place of publication or event: Casmilo
Abstract: O mundo rural foi, durante muito anos, a maior parte do território nacional. A partir do final do século XX, a par do desenvolvimento da rede urbana, a sua população começou a diminuir, num processo de despovoamento que se intensificou a partir das décadas de 1940, 1950 e perdura até hoje. Como consequência, o rural tornou-se um mundo desvalorizado e menosprezado, associado a territórios subdesenvolvidos relativamente ao mundo urbano. Mas, entre estas realidades, o rural e o urbano, sempre existiram relações e o rural foi sempre visto como um prestador de serviços ao mundo urbano, sobretudo de alimento. Assim, a relação rural-urbano pode entender-se, basicamente de duas maneiras: uma dicotomia ou um continuum. Ainda que em ambas se compreenda a dualidade, numa delas prevalecem as suas diferenças como elementos opostos e na outra dá-se maior relevo ao que os aproxima. Um binómio onde não se pensa o urbano como oposto do rural, mas como elementos em relação, refletindo no que um pode dar ao outro, de modo a melhorar as condições de vida dos habitantes, neste caso, em meio rural, sendo que as alterações sofridas no rural são consequência das mudanças no mundo urbano e vice-versa. Dentro do binómio rural-urbano, surgem uma série de questões de ordem política, sociológica ou cultural. Desde logo, haverá um homem rural e um homem urbano? Podem pensar-se de maneira diferente? Naturalmente, o espaço de vivência influencia a forma de pensar, de viver e de ver as coisas, ao ter diferentes experiências e contactos com a comunidade. Além disso, a vida em meio rural está mais relacionada com a comunidade e desde a infância se sentem diferenças tendo em conta o contexto em que se encontram, com uma maior liberdade no mundo rural. Haverá, assim, uma criança urbana e uma criança rural? Ou ainda, uma escola urbana e uma escola rural? Como forma de interligar estes dois mundos e contribuir para a coesão territorial e social, no âmbito da iniciativa De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional?, criou-se uma estratégia que pretenda responder e apresentar soluções para os problemas do território e necessidades da comunidade, tendo Sicó e a Rede das Aldeias de Calcário (RAC) como território de ação, aldeias que se caraterizam pelo património natural e cultural associado à formação cársica deste território, nomeadamente nos muros de pedra seca, eiras e demais construções vernáculas. A estratégia defende uma visão integrada, com programas com funcionamento em rede e a presente dissertação ensaia uma proposta direcionada à infância e à aprendizagem em comunidade, com o projeto da Comunidade de Aprendizagem de Sicó, de modo a valorizar a região e aumentar a autoestima das comunidades de Sicó, tendo a aldeia de Casmilo como objeto de estudo.
For many years, most of the national territory was rural. From the end of the 20th century, along with the development of the urban network at national level, its population began to decrease, in a process of depopulation that intensified from the 1940s, 1950s and continues until today. As a result, there has been a devalue and undervalue of the rural territory, associated with underdeveloped regions in relation to the urban territory. Between the rural and urban realities, relationships have always existed and the rural territory has always been seen as a provider of services to the urban one, in particular of food. Thus, the rural-urban relationship can basically be understood in two ways: a dichotomy or a continuum. Although the duality is understood in both, on the first their differences prevail as opposing elements, whilst on the other greater emphasis is given to what brings them together: a binomial where urban is not thought as the opposite of rural, but as communicating elements, reflecting on what one can give to the other in order to improve the living conditions of the inhabitants, in this case in rural areas, as the changes suffered in this region are a consequence of changes in the urban region and vice versa, particularly with the evolution of society and changes in geographical spaces. Within the rural-urban binomial, a series of political, sociological or cultural issues arise. First of all, is there a rural man and an urban man? Can they be thought differently? Naturally, the living space influences the way of thinking, living and seeing things, by having different experiences and contacts with the community. Furthermore, life in rural areas is more related to the community and differences are felt since childhood, considering the context in which they find themselves, with greater freedom in the rural world. So, is there an urban child and a rural child? Or, an urban school and a rural school? As a way to link these two areas and contribute to territorial and social cohesion, within the scope of the De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional? initiative, a strategy was created that intends to respond and present solutions to the territory’s problems and community needs with Sicó and the Rede das Aldeias de Calcário (RAC) as the action territory, villages characterized by their natural and cultural heritage, associated with the karst formation of this territory, namely in the dry stone walls, threshing floors and other vernacular constructions. The strategy defends an integrated vision with programs operating in a system and this dissertation attempts a proposal aimed at childhood and community learning, with the Comunidade de Aprendizagem de Sicó project, in order to value the region and increase the self-esteem of the communities of Sicó, with the village of Casmilo as the object of study.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/101796
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Inês Bailão.pdf156.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

107
checked on May 8, 2024

Download(s)

39
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons