Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101395
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2022-08-25T10:09:32Z-
dc.date.available2022-08-25T10:09:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn1521-804Xpt
dc.identifier.issn2573-1432pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101395-
dc.description.abstractA longa-metragem Cavalo Dinheiro (2014) de Pedro Costa mergulha nas lembranças, delírios e pesadelos de Ventura, para falar de uma geração de cabo-verdianos que deixou a sua terra natal e imigrou para Lisboa em perseguição de uma vida melhor, e que perdeu a juventude, a saúde e por vezes morreu, tentando atingir esse sonho. Como dialogam jovens portugueses brancos com as representações identitárias do “Outro” africano propostas pela obra? Qual a relação que se desenvolve com um filme que questiona discursos vigentes sobre a história, as expressões simbólicas e a identidade portuguesa? O filme foi mostrado e discutido em universidades do norte de Portugal, com alunos de licenciatura em Teatro e Comunicação. Apresenta-se uma leitura do filme seguida do resultado dessas conversas, numa análise de caráter crítico discursivo, que desvela a persistência de estereótipos racistas e a reprodução de discurso colonialista.pt
dc.description.abstractPedro Costa’s feature film Horse Money (2014) delves into Ventura’s memories, delusions and nightmares, to speak about a generation of Cape Verdeans who left their homeland and emigrated to Lisbon in the pursuit of a better life, and lost their youth, their health and sometimes died, trying to achieve that dream. How do young Portuguese dialogue with the identity representations of the African “Other” proposed by the Film? What is the relationship that they develop with a film that questions current discourses about history, symbolic expressions, and Portuguese identity? The film was shown and discussed in central and northern universities in Portugal, with undergraduate students in Theater and Communication. We present a reading of the film and then the result of these conversations, in a critical discursive analysis, that reveals the persistence of racist stereotypes, as well the reproduction of colonialist discourse.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherTagus Presspt
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-029997pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectCavalo Dinheiropt
dc.subjectPedro Costapt
dc.subjectVenturapt
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt
dc.subjectHorse Moneypt
dc.subjectPedro Costapt
dc.subjectVenturapt
dc.subjectCritical Discourse Analysispt
dc.titleO Peso do Passado em Conversas sobre Cavalo Dinheiro (2014), de Pedro Costa: (Re)Formulação e (Re)Produção do Discurso Racista e Colonialista através de “Novas” Estratégias Discursivaspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage260pt
degois.publication.lastPage285pt
degois.publication.issue34/35pt
degois.publication.locationDartmouthpt
degois.publication.titlePortuguese Literary & Cultural Studiespt
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.lib.umassd.edu/index.php/plcs/article/view/PLCS34_35_Pereira_page260pt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2022-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O Peso do Passado em Conversas sobre Cavalo Dinheiro.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

70
Visto em 17/jul/2024

Downloads

62
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons