Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10133
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrito, Lucília Pires de-
dc.contributor.advisorAlberto, Maria Helena Almeida Vieira-
dc.contributor.authorDuarte, Maria do Rosário da Silva-
dc.date.accessioned2009-05-11T11:41:57Z-
dc.date.available2009-05-11T11:41:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationDuarte, Maria do Rosário da Silva - A abordagem da Física Moderna no ensino secundário - as bases da Teoria Quântica e da estrutura atómica -en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10133-
dc.description.abstractNeste trabalho estudámos alguns temas de Física moderna que estiveram na base da Teoria Quântica. Seleccionámos um conjunto de assuntos relacionados com as novas ideias sobre a natureza da luz e com o conhecimento da estrutura atómica. Estes objectos de estudo são abordados nos actuais currículos do ensino secundário, nas disciplinas de Física e Química A, Física ee Química B dos 10.º e 11.º anos e nas disciplinas de Física e de Química do 12.º ano. O trabalho realizado centrou-se em dois aspectos complementares: por um lado, procurou-se compreender o contexto histórico em que decorreram algumas das descobertas mais marcantes na viragem do século XIX para o século XX e, por outro, investigar o papel desempenhado pelas experiências na construção da Física Quântica. Foi consultada diversa bibliografia de modo a recolher a necessária informação histórica e foram realizadas, usando equipamento actual, algumas das experiências mais notáveis daquele período. Nas conclusões finais procuramos sumariar os aspectos mais relevantes do trabalho e sobretudo apresentar sugestões para que ele possa servir de documento de consulta e instrumento de trabalho para professores e para alunos do ensino secundário e para alunos do ensino superior que realizem a sua formação vocacionada para o ensino da Físicaen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectFísica experimentalen_US
dc.subjectFísica moderna-ensino secundárioen_US
dc.subjectTeoria quântica-ensino secundárioen_US
dc.titleA abordagem da Física Moderna no ensino secundário - as bases da Teoria Quântica e da estrutura atómica -en_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0139-1993-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Mestrado_RosárioDuarte_corrigida.pdf18.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

612
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 20

1,469
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.