Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101266
Título: Abordagem sociológica no esporte: um caso na iniciação ao futsal/futebol de um clube brasileiro.
Autor: Caregnato, André Felipe
Gonçalves, C. E. 
De Andrade Junior, José Roulien
Silva, Camile Luciane
Cavichiolli, Fernando Renato 
Palavras-chave: Esporte; Juventude; Configurações; Sport; Youth; Settings; Deporte; Juventud; Configuración
Data: 2016
Editora: Universidad de Antioquia
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educación Física y Deporte
Volume: 35
Número: 1
Local de edição ou do evento: Medellín, Antioquia, Colombia
Resumo: Objetivo: analisar o contexto da iniciação esportiva em jovens atletas do gênero masculino em uma equipe de futsal/futebol de um clube da Curitiba (Brasil), e como ocorrem as relações entre os indivíduos desta configuração. Método: procedeu-se a uma análise indutiva através das categorías: configuração; formação das equipes; grupo de pais; a competição; o técnico; relação entre os individuos, e conjuntamente, uma discussão dos dados obtidos sob a ótica de autores da sociologia. Os dados foram coletados em seis meses de observação nos locais de treinos e jogos do clube e através de entrevistas semiestruturadas para 9 sujeitos. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da análise de conteúdo de Bardin. Resultado: identificou-se que a permanência na equipe de futsal é um habitus incorporado na configuração estudada e se dá sobretudo pela expectativa do jovem atleta se tornar jogador profissional de futebol de campo.
Aims: To analyze the context of sports initiation in young male athletes in a team of a Curitiba’s (Brazil) five-a-side soccer/football club and how the relations take place between individuals of this setting. Method: An inductive analysis was performed through the categories: configuration; shaping of the teams; group of parents; the competition; the technical; relationship between individuals, parallel to a discussion of the data obtained from the perspective of sociology authors. Data were collected throughout six months of observation at their training settings and during the games. Semi-structured interviews of 9 subjects were also conducted. Data were analyzed following the procedures of Bardin’s content analysis. Results: It was identified that the permanency whithin the team is an incorporated habitus on the studied configuration, mainly caused by the young athlete’s expectations to become professional soccer player.
Objetivo: analizar el contexto de la iniciación deportiva en los atletas jóvenes de sexo masculino en un equipo de fútbol sala/fútbol, de un club de Curitiba (Brasil), y cómo las relaciones tienen lugar entre los individuos. Método: se llevó a cabo un análisis inductivo a través de las categorías: configuración; formación de los equipos; grupo de padres; la competición; lo técnico; relación entre los individuos, en paralelo con la discusión de los datos obtenidos a partir del punto de vista de los autores de la sociología. Los datos fueron recolectados en seis meses de observación en lugares de entrenamiento y los juegos del club y a través de entrevistas semiestructuradas a 9 sujetos. El análisis de datos fue siguiendo los procedimientos de análisis de contenido de Bardin. Resultado: se identificó que la permanencia con el equipo es un habitus incorporado en la configuración estudiada y es causada principalmente por las expectativas del joven atleta de convertirse en jugador de fútbol profesional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101266
ISSN: 2145-5880
0120-677X
DOI: 10.17533/udea.efyd.v35n1a07
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ABORDAGEM_SOCIOLOGICA_NO_ESPORTE_UM_CASO.pdf176.62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

99
Visto em 30/abr/2024

Downloads

104
Visto em 30/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons