Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101102
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Marli dos-
dc.contributor.authorCunha, Matheus Cestari-
dc.date.accessioned2022-08-08T10:37:55Z-
dc.date.available2022-08-08T10:37:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101102-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a analisar como as competências midiáticas se manifestam em jovens universitários de 18 a 25 anos, participantes ou não de conteúdos jornalísticos. Para tal, utilizamos uma metodologia qualitativa, que constitui um questionário para seleção de perfis – seguindo o critério da heterogeneidade – e entrevistas semiestruturadas. A análise vai ao encontro dos objetivos da dissertação, problematizando os tipos de participação no jornalismo, levando em consideração a circulação e disseminação de conteúdo. Resgata-se as origens do conceito de jornalismo participativo, enquadrando-o a partir da formação de um novo ecossistema midiático na contemporaneidade, como advogam Anderson, Bell e Shirky. Apresenta-se o letramento midiático e a aquisição de competências como uma das saídas para que o indivíduo seja mais ativo e participativo em conteúdos jornalísticos, assim como Celot e Pérez-Tornero. Entretanto, nossa abordagem também inclui a Teoria das Mediações de Jesus Martin-Barbero no processo, pontuando que o sujeito negocia os sentidos dos conteúdos jornalísticos com o contexto que o circunda. Verifica-se que a família, os amigos, namorados(as) e outras mediações são variáveis importantes para a aquisição das competências midiáticas e devem ser considerados ao analisar como elas se manifestam nos indivíduos.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectJornalismo participativo. Letramento midiático. Mediações. Competências midiáticas. Media literacy.pt
dc.titleJornalismo Participativo, Letramento Midiático e Mediações: a manifestação de competências midiáticas em jovens universitários do ABC paulistapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade Cásper Líberopt
dc.date.embargo2020-01-01*
thesis.degree.nameMestre em Comunicaçãopt
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Matheus-Cunha_Dissertação.pdfDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

96
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

65
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.