Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/101102
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Marli dos | - |
dc.contributor.author | Cunha, Matheus Cestari | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T10:37:55Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T10:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/101102 | - |
dc.description | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | por |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a analisar como as competências midiáticas se manifestam em jovens universitários de 18 a 25 anos, participantes ou não de conteúdos jornalísticos. Para tal, utilizamos uma metodologia qualitativa, que constitui um questionário para seleção de perfis – seguindo o critério da heterogeneidade – e entrevistas semiestruturadas. A análise vai ao encontro dos objetivos da dissertação, problematizando os tipos de participação no jornalismo, levando em consideração a circulação e disseminação de conteúdo. Resgata-se as origens do conceito de jornalismo participativo, enquadrando-o a partir da formação de um novo ecossistema midiático na contemporaneidade, como advogam Anderson, Bell e Shirky. Apresenta-se o letramento midiático e a aquisição de competências como uma das saídas para que o indivíduo seja mais ativo e participativo em conteúdos jornalísticos, assim como Celot e Pérez-Tornero. Entretanto, nossa abordagem também inclui a Teoria das Mediações de Jesus Martin-Barbero no processo, pontuando que o sujeito negocia os sentidos dos conteúdos jornalísticos com o contexto que o circunda. Verifica-se que a família, os amigos, namorados(as) e outras mediações são variáveis importantes para a aquisição das competências midiáticas e devem ser considerados ao analisar como elas se manifestam nos indivíduos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Jornalismo participativo. Letramento midiático. Mediações. Competências midiáticas. Media literacy. | pt |
dc.title | Jornalismo Participativo, Letramento Midiático e Mediações: a manifestação de competências midiáticas em jovens universitários do ABC paulista | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Faculdade Cásper Líbero | pt |
dc.date.embargo | 2020-01-01 | * |
thesis.degree.name | Mestre em Comunicação | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | yes | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
Appears in Collections: | UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Matheus-Cunha_Dissertação.pdf | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
63
checked on Mar 26, 2024
Download(s)
42
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.