Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100644
Title: Fim de Vida e Gestão da Expectativas: um estudo de caso
Other Titles: End of life and expectations management: a case study
Authors: Amaral, Manuela Magalhães
Orientador: Correia, Sílvia Margarida Violante Portugal
Keywords: Gestão de expectativas; Cuidado; Doença terminal; Cuidados paliativos; Management of expectations; Care; Terminal illness; Palliative care
Issue Date: 23-Feb-2022
metadata.degois.publication.title: Fim de Vida e Gestão da Expectativas: um estudo de caso
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: A gestão das expectativas num processo de doença terminal do ponto de vista do doente, da família e dos profissionais de saúde revela-se fundamental para o conhecimento da trajetória de vida dos envolvidos. A realização deste trabalho tem como objetivo conhecer o processo de doença terminal, través de três olhares essenciais: dos profissionais de saúde, da família e do doente com o intuito de desconstruir a gestão das expectativas, através das ações e comportamentos adotados, bem como o impacto que têm na vida de cada um. Têm-se em conta a complexidade dos acontecimentos no processo de doença, nas suas interações e situações sociais e os arranjos profissionais desenvolvidos para minimizar o sofrimento promovendo o bem-estar ao doente e à família. Pretende-se assim responder às questões: Que impacto tem a gestão das expectativas no processo de doença? Como lidam os diferentes atores com a experiência de uma doença terminal? Quais os arranjos e estratégias adotadas para fazer face ao problema? Iremos analisar as estratégias familiares, profissionais e institucionais; os procedimentos e ações desenvolvidas e identificar os momentos críticos e de maior impacto em todo o processo.A pesquisa empírica tem por base uma metodologia qualitativa, centrando-se num estudo de caso e tendo como principal técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada. Privilegiam-se, assim, as narrativas dos indivíduos, doente, familiares e profissionais de saúde, destacando as evidências encontradas no processo de doença terminal.
The management of expectations in a terminal illness process, from the point of view of the patient, the family and health professionals, is fundamental for the knowledge of the life trajectory of those involved.The purpose of this work is to know the process of terminal illness, through three essential perspectives: health professionals, family and the patient in order to deconstruct the management of expectations through the actions and behaviors adopted, as well as the impact they have on everyone´s lives. The complexity of events in the disease process, in their interactions and social situations, and the professional arrangements developed to minimize suffering, promoting the well-being of the patient and the family.This way, we intend to answer the questions: What impact does the management of expectations have on the disease process? How do different actors deal with the experience of a terminal illness? What are the arrangements and strategies adopted to deal with the problem? We will analyze family, professional, and institutional strategies; the procedures and actions developed and identify the critical moments and those with the greatest impact on the entire process.The empirical research is based on a qualitative methodology, focusing on a case study and having the semi-structured interview as the main technique for collecting information. Thus, the narratives of individuals, patients, family members and health professionals are privileged, highlighting the evidence found in terminal ilness process.
Description: Dissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/100644
Rights: openAccess
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