Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100591
Título: Physical activity during school recess and physical education among deaf school children
Autor: Martinéz, Paulina Yesica Ochoa
López, Javier Arturo Hall
Teixeira, Ana Maria 
Palavras-chave: Physical Education; Hearing impairment; School recess; Educação Física; Deficiência auditiva; Recreio
Data: 2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Brasileira de Educacao Especial
Volume: 28
Resumo: The objective of this study was to determine comparatively the physical activity in Physical Education and school recess of hearing-impaired students in Primary Education. Fifty-eigth Physical Education classes and recess in Primary Education were evaluated in a representative way, in specialized educational institutions for people with hearing disabilities. Physical activity was determined using the system for observing fitness instruction time (SOFIT). Inferential statistics, using the Student’s t-test, reported significant differences with more moderate to vigorous physical activity performed during recess than in Physical Education. The same pattern was identified in schoolchildren without diagnosed disabilities. It is recommended that teachers guide the content for the development of coordinating skills that favor the gross and fine motor conditions of this population, implementing didactic strategies that increase the amount of moderate to vigorous activity in Physical Education that is greater than that performed during recess.
O objetivo deste estudo foi determinar comparativamente a atividade física na Educação Física e no recreio escolar de alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental. Foram avaliadas 58 aulas de Educação Física e o recreio no Ensino Fundamental, de forma representativa, em instituições de ensino especializadas para pessoas com deficiência auditiva. A atividade física foi determinada usando o sistema de observação do tempo de instrução de fitness (SOFIT). A estatística inferencial, usando o teste t de Student, relatou diferenças significativas com atividades físicas mais moderadas a vigorosas realizadas durante o recreio do que na Educação Física. O mesmo padrão foi identificado em alunos sem deficiência diagnosticada. Recomenda-se aos professores orientar o conteúdo para o desenvolvimento de coordenar capacidades que favoreçam as condições motoras grossas e finas dessa população, implementando estratégias didáticas que aumentem a quantidade de atividade moderada a vigorosa na Educação Física que seja maior do que a realizada no recreio.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100591
ISSN: 1980-5470
1413-6538
DOI: 10.1590/1980-54702022v28e0112
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Citações SCOPUSTM   

1
Visto em 15/abr/2024

Visualizações de página

65
Visto em 23/abr/2024

Downloads

27
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons