Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100358
Title: Um coelhinho na garganta: os limites do fantástico e a poética do absurdo na narrativa curta
Authors: Mendonça, Bruno Macêdo
Orientador: Robalo Cordeiro, Cristina
Keywords: Literatura comparada; Teoria dos gêneros; Narrativa curta; Categorias da narrativa; Modo literário; Fantástico; Absurdo
Issue Date: 28-Apr-2022
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese pretende, a partir de um estudo comparativo realizado entre dois conjuntos de narrativas curtas, traçar distinções entre, por um lado, o fantástico e, por outro, o que se achou por bem denominar de absurdo. O primeiro, objeto de incontáveis trabalhos acadêmicos, teses e obras antológicas, constitui um dos tópicos mais consagrados da teoria da literatura e da teoria dos gêneros literários. Do segundo não se pode dizer o mesmo. Até o momento, a literatura especializada não o enxergou como categoria própria, desconsiderando as flagrantes semelhanças existentes entre seus relatos individuais. Adentra-se o debate acerca da natureza desses dois conjuntos, traçando distinções necessárias entre modos de enunciação do discurso, gêneros, subgêneros e modos. Justifica-se a escolha desta última noção como a mais apropriada para compreender os mencionados conjuntos de textos. Com relação ao corpus absurdo, a teoria fantástica se mostra inadequada para explicar essas narrativas estranhas e até o momento inclassificáveis, ainda que por vezes intente enquadrá-las em sua própria classificação, chamando-as inapropriadamente de fantásticas. Revisita-se a teoria fantástica com a releitura crítica de autores consagrados do modo. Com apoio em suas construções teóricas e nos utilizando de categorias da narrativa (espaço, personagem, ação e enredo), bem como de outras noções propostas como critérios de comparação (natureza do evento insólito e efeitos almejados pelo modo), ilustra-se quais são as estratégias utilizadas nos textos fantásticos para, em seguida, com base nas mesmas noções e nos mesmos conceitos, se explicar como funcionam no modelo absurdo. Sustenta-se que não só os dois modos são distintos em seus aspectos formais, como estariam vinculados a tradições literárias historicamente diversas. Defende-se, em síntese, a autonomia do modo absurdo em relação ao modo fantástico, com análises tendentes a delinear com maior precisão os contornos da categoria inexplorada, promovendo indagações teóricas que possam desaguar numa melhor compreensão de sua estética e dos sentidos que emergem da interpretação dos seus textos mais representativos. Associa-se, por fim, o absurdo à literatura cômica e se tenta lançar luz sobre seus eventuais antepassados literários, sugerindo-se uma aproximação da análise desenvolvida com as lições do teórico Mikhail Bakhtin relacionadas a sua “cosmovisão carnavalesca”.
Description: Tese de Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas e Tradução apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100358
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_Bruno Macêdo Mendonça.pdf92.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

48
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.