Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100183
Title: Sensacionismo e desvairismo: paroxismos dos modernismos português e brasileiro
Authors: Silva, Patrícia 
Issue Date: 2022
Publisher: Casa Fernando Pessoa
metadata.degois.publication.title: Congresso Internacional Fernando Pessoa
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: Nesta comunicação examina-se o sensacionismo de Fernando Pessoa e o desvairismo de Mário de Andrade, argumentando-se que estes -ismos constituem gestos comparáveis de autoafirmação artística por meio de inovação estilística e de emergência na cena cultural enquanto estéticas fundacionais dos movimentos modernistas dos respetivos países dos poetas. Analisam-se colaborações ortónimas e heterónimas de Pessoa para a Orpheu (1915) e também a Paulicéia Desvairada (1922), de Andrade, como respostas análogas ao futurismo, que tanto assimilam como parodiam, criticando simultaneamente o paroxismo daquele e de outros movimentos estéticos contemporâneos hegemónicos. Identificando as origens das estéticas paroxísticas dos poetas ao paroxysme, disseminado por Nicolas Beauduin em revistas modernistas desde 1914 e conhecido de Pessoa e de Andrade, explora-se a forma como ambos se apropriaram de tais tendências para representarem a especificidade (semi) periférica dos modernismos português e brasileiro, sublinhando igualmente o importante papel de mediadores culturais que ambos desempenharam enquanto figuras principais destes movimentos.
Description: Congresso Internacional Fernando Pessoa 2021, 13 a 15 de outubro, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100183
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sensacionalismo e desvairismo.pdf307.21 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

83
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

66
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.