Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100161
Título: Zonas de liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+
Outros títulos: LGBTI+ Freedom Zones? Practices and grammars for an inclusive professional intervention with LGBTI+ children and young people
¿Zonas de Libertad LGBTI+? Prácticas y gramáticas para una intervención profesional inclusiva en la infancia y adolescencia LGBTI+
Autor: Esteves, Mafalda 
Santos, Ana Cristina 
Santos, Alexandra 
Palavras-chave: Lei da autodeterminação de género; Diversidade sexual e de género; Infância; Políticas públicas; Portugal; Gender self-determination law; Sexual and gender diversity; Childhood; Public policies; Portugal; Ley por la autodeterminación de género; Diversidad sexual y de género; Infancia; Políticas públicas; Portugal
Data: 2021
Editora: APEM
Projeto: 856680 
Diversity and Child-hood: Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ex aequo
Número: 44
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: A partir de resultados do projeto europeu «Diversidade e Infância», cuja metodologia qualitativa e quantitativa envolveu crianças, jovens e profissionais de áreas como a educação, saúde e intervenção familiar, neste artigo são identificadas boas práticas enquanto medidas de ação afirmativa no mainstreaming LGBTI+, mas também os vazios e as resistências que afetam o quotidiano de crianças e jovens LGBTI+. Conhecer as perspetivas das diferentes partes intervenientes é um passo fundamental para ajustar a implementação, monitorização e aplicação de leis e medidas que visam garantir a igualdade e a não-discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.
Drawing on findings from the European research project «Diversity and Childhood», whose qualitative and quantitative methodology involved children, young people and professionals from areas such as education, health and family intervention, in this paper the authors identify good practices as affirmative action measures in LGBTI+ mainstreaming, but also gaps and resistances that affect the daily lives of LGBTI+ children and young people. Understanding the perspectives of the different actors involved is a fundamental step to adjust the implementation, monitoring and application of laws and measures that aim to guarantee equality and non-discrimination based on sexual orientation, gender identity and expression and sexual characteristics.
A partir de los resultados del proyecto europeo «Diversidad e Infancia», basado en una metodología cualitativa y cuantitativa que involucró a niños/as, jóvenes y profesionales de áreas como la educación, la salud y la intervención familiar, se identifican buenas prácticas como medidas de acción afirmativa hacia la transversalización LGBTI+, pero también brechas y resistencias que afectan la vida cotidiana en la infancia y adolescencia LGBTI+. Conocer las perspectivas de las distinctas partes involucradas es un paso fundamental para adecuar la implementación, seguimiento y aplicación de leyes y medidas que tienen como objetivo garantizar la igualdad y no discriminación por orientación sexual, identidad y expresión de género y características sexuales.
URI: https://hdl.handle.net/10316/100161
ISSN: 0874-5560
2184-0385
DOI: 10.22355/exaequo.2021.44.10
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Zonas de liberdade LGBTI+.pdf311.19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

204
Visto em 7/mai/2024

Downloads

84
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons