Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99989
Title: Influências na Ilustração Portuguesa na Imprensa Periódica (1900-1940). O Caso da Contemporânea
Authors: Freitas, Laura José Nieves de
Orientador: Coelho, Nuno Miguel Cabral Carreira
Geirinhas, Alice
Keywords: Portugal; Influências; Ilustração Portuguesa; Ilustradores Portugueses; Primeira metade do Século XX; Revistas portuguesas; Contemporânea
Issue Date: 12-Jul-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Século XX foi um dos mais marcantes para a História de Portugal, o que se veio a refletir nas artes portuguesas. Grandes acontecimentos políticos e sociais provocaram instabilidade nas vidas dos portugueses. Nesta época, os artistas mais dotados recebiam a maior parte a sua formação fora de Portugal. Estas viagens eram feitas não só com o intuito de evoluir tecnicamente mas também com o fim de conhecer os tipos de arte, os movimentos e as tendências no estrangeiro. Devido a estas viagens “inspiradoras”, a produção dos maiores artistas portugueses foi fortemente marcada pelas influências do que era feito no exterior. Assim, grande parte da produção artística portuguesa no início do Século XX, apresentava não só o estilo próprio do artista como também todas as influências que este trazia do estrangeiro. Nesta época, para além dos eventos artísticos, os artistas bolseiros aproveitavam igualmente as produções gráficas da época, como revistas e jornais, para apresentarem os seus trabalhos. Durante o Século XX foram criadas várias publicações, umas com o apoio de artistas da época, outras pelos próprios artistas. Na maioria destas publicações eram apresentados temas como arte, literatura, música, arquitetura, chegando algumas a apresentar artigos relacionados com a política e a sociedade da época. Os trabalhos publicados nestas publicações gráficas eram, na sua maioria, ilustrações que representavam várias temáticas, o movimento, as influências e as técnicas que os artistas seguiam. Este trabalho apresenta um estudo que nomeia e dá a conhecer as influências apresentadas nas ilustrações, e pelos seus ilustradores, no âmbito das publicações periódicas da primeira metade do Século XX. A Contemporânea – a revista literária de José Pacheko – e as suas ilustrações são utilizadas como estudo de caso, com o fim de realizar um estudo o mais detalhado possível. Com este estudo é pretendido (i) mostrar as influências na ilustração dentro das revistas portuguesas da primeira metade do Século XX, (ii) mostrar a importância destas mesmas publicações para a produção artística da época e (iii) dar a conhecer aquela que foi uma das revistas literárias mais marcantes dos anos 20 do Século XX.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99989
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Laura Freitas.pdf87.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

130
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

27
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.