Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99917
Title: Abordagens Participativas para os Sistemas de Orientação e Sinalização: O Caso de Estudo do Colégio das Artes
Authors: Rebelo, Sérgio Miguel Martins
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Fonseca, Alcides Miguel Cachulo Aguiar
Keywords: Colégio das Artes; Computação Ubíqua; Cultura Participativa; Design Gráfico; Design de Interacção; Design Participativo; Orientação; Sinalética
Issue Date: Sep-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A revolução tecnológica está a recriar a sociedade actual e consequentemente a transformar os utilizadores. As experiências que eram esperadas há 10 anos atrás evoluíram seguindo novas formas e protocolos. Os utilizadores assumem um papel mais participativo, criando os seus próprios produtos e as suas próprias ferramentas. As profissões começam a ser repensadas e o Design Gráfico não é excepção. Desta forma, hoje em dia a profissão foca-se cada vez mais no utilizador ou no espectador final. Ao longo da dissertação tenta-se compreender como as novas metodologias na área do Design de Interacção podem ser adaptadas ao processo de Design de Orientação e Sinalização, e como os novos suportes e meios tecnológicos podem ser explorados com o intuito de resolver problemas e fornecer informação, que os suportes tradicionais não permitem. Estes conceitos dão base a um sistema de orientação e sinalização para o edifício do Colégio das Artes, cuja carga histórica e disposição peculiar tornam imperativa a criação de um sistema baseado em conceitos participativos.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99917
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2011169653-sérgio rebelo-dissertação-vfc.pdf55.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

104
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

158
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.