Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99877
Title: Soluções de Acalmia de Tráfego com Potencial de Aplicação em Áreas Residenciais Multifuncionais
Authors: Dourado, Joana Félix Pereira
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Issue Date: Jul-2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os dados oficiais da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária mostram que em Portugal mais de 70% dos acidentes rodoviários com vítimas ocorrem dentro de localidades, a grande maioria em arruamentos urbanos. Os atropelamentos representam cerca de 17% dos acidentes com vítimas, sendo que 96,7% dessas vítimas foram registadas em meio urbano. Estes dados são um reflexo do privilégio que se tem dado à promoção da velocidade e nível de serviço nos projetos da rede viária, mesmo em vias onde a presença de peões e de outros utilizadores vulneráveis é elevada, nomeadamente nas vias de acesso local e distribuidoras locais. É por isso importante promover a mudança de paradigma na conceção deste tipo de vias urbanas, de modo a assegurar a circulação segura de todos os utilizadores e, em particular, dos mais vulneráveis. Tal deverá passar pela implementação de medidas de acalmia de tráfego, as quais se refletem num aumento do sentimento real e induzido da segurança rodoviária assegurando ainda um contributo significativo ao nível da requalificação do espaço urbano. Assim, o presente trabalho tem como objetivos estudar e identificar soluções de acalmia de tráfego com potencial de aplicação a áreas residenciais, tentando apresentar as suas características básicas, exigências e condições de aplicação, assim como os efeitos previsíveis. De modo a compreender as consequências da aplicação de tais soluções, optou-se por recorrer a estudos de caso construídos e de onde foi possível extrair os principais impactes positivos e negativos. A exequibilidade e aplicabilidade dos conceitos foram testadas no desenvolvimento de um estudo de caso real, tento-se optado por reformular ou requalificar algumas zonas do Bairro Norton de Matos em Coimbra. Recorrendo a este estudo de caso é apresentada uma proposta metodológica para implementação deste tipo de intervenções em zonas residenciais. Os resultados obtidos foram particularmente interessantes. Entre outros, a população mostrouse recetiva à aplicação deste tipo de medidas, defendendo o controlo da velocidade e a defesa do peão em zonas eminentemente residenciais. A avaliação dos resultados mostrou que, em termos globais para a comunidade, a aplicação deste tipo de medidas não representa uma perturbação significativa nos tempos de viagem inter-zonais, conseguindo-se no entanto reduções significativas dos volumes de tráfego e da velocidade no interior dos espaços objeto de intervenção.
According to the official statistics, in Portugal, in the last 5 years, about 72% of the total road accidents with casualties (including fatalities, minor injuries and serious injuries) occurred in urban areas. In 2011, 17% of the total accidents with casualties involved pedestrians and 96,7% of the these victims were recorded in urban streets (ANSR, 2013). These data are a reflection of the growing importance that has been given to vehicles promoting their operation speed, even in areas where the presence of pedestrians and other vulnerable users is significant, particularly on access streets and local distributor streets. Therefore it is important to change the way in which streets and public spaces are designed, promoting a safe environment for all users. The design of the road should consistently and unambiguously indicate to the driver the speed limit. This can be achieved with calming traffic schemes. The present work aims to study and identify traffic calming solutions, with potential application in residential areas, summarizing their basic characteristics, requirements and application conditions, as well as the predictable effects. In order to understand the consequences of applying such solutions, we chose to study references of case studies and, when possible, to extract the main positive and negative impacts. The feasibility and applicability of the concepts were tested in the development of a real case study, where changes were proposed to some areas of the Neighbordood Norton de Matos, Coimbra. A methodology for implementing such interventions in residential areas is also presented. The results were particularly interesting. Among others the population showed to be open to the implementation of such measures, defending the control of speed and the safeguard of the pedestrians in residential areas. In a general analysis the evaluation of the results showed that the application of such measures does not generate a significant increase of the inter-zonal travel times, achieving however significant reductions in through traffic and speeds within spaces of the object of intervention.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99877
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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