Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99855
Title: Laboratório de Segurança para Redes de Controlo Industrial
Authors: Proença, Jorge Diogo Gomes
Orientador: Simões, Paulo Alexandre Ferreira
Keywords: Sistemas SCADA; Segurança em sistemas SCADA; Proteção de infraestruturas críticas; Bancada de testes para segurança em sistemas SCADA
Issue Date: 30-Aug-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Nos últimos anos a segurança de sistemas SCADA tem sido alvo de grande atenção. Os recentes exemplos dos vírus Stuxnet e Duqu alarmaram a comunidade através das suas acções. Mais do que os danos que causaram, estes vírus revelaram as potencialidades de distúrbio e destruição que podem causar através da interacção directa com a componente física das infraestruturas críticas. Estes são apenas dois exemplos de ameaças a infra-estruturas que estão na base da economia. Os vários stakeholders envolvidos (instituições públicas, indústria, operadores de infraestruturas críticas, comunidade científica, público em geral) têm por isso vindo a prestar cada vez mais atenção a esta área específica de segurança, por meio de legislação específica, da criação de mecanismos de alerta partilha de informação, da adopção de práticas apropriadas, e da investigação científica focada neste tópico. Esta dissertação enquadra-se na participação da Universidade de Coimbra no projecto Europeu FP7 CockpitCI, que irá decorrer entre Janeiro de 2012 e Dezembro de 2014. Mais concretamente, este trabalho fornece um ponto de partida para a referida participação, por meio de várias contribuições: um estudo introdutório dos sistemas SCADA para controlo de sistemas industriais (de modo a reforçar os conhecimentos nesta área por parte do grupo de investigação da Universidade de Coimbra que está envolvido no projecto); uma análise do estado de arte relativamente à segurança em sistemas SCADA, a proposta de uma arquitectura de referência para uma plataforma de detecção de intrusão em ambientes de controlo industrial (para posterior adoção pelo projecto CockpitCI), e a proposta e implementação de uma bancada de testes para posterior suporte do processo de concepção e validação de mecanismos de detecção de intrusão em ambientes SCADA.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99855
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JorgeProenca_2010162154.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

103
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

93
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.