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https://hdl.handle.net/10316/99722
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins | - |
dc.contributor.advisor | Louro, Cristina Maria Gonçalves dos Santos | - |
dc.contributor.author | Reis, Ricardo Alberto dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T09:43:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T09:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/99722 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, especialidade de Produção e Projecto, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | pt |
dc.description.abstract | Ao longo dos últimos anos têm-se verificado um aumento de aplicações de materiais compósitos nos mais diversos campos da engenharia e esta tendência será para se manter. Este fenómeno ocorre especialmente nas indústrias aeronáutica e automóvel onde se pretende uma redução de peso, para consequentemente se obter uma redução do consumo de combustíveis. Nestas aplicações os materiais compósitos estão sujeitos a ambientes hostis, que podem provocar a degradação do próprio componente e da sua resistência as diversas solicitações mecânicas Com o presente estudo analisou-se a degradação de fibra de vidro epóxi após envelhecimento em dois tipos de óleo (15w40 e DOT 4). Para ambos os casos verificou-se uma diminuição da resistência à flexão e da rigidez com o aumento do tempo de exposição. No entanto a imersão em óleo de travões DOT 4 promoveu uma maior degradação do material e das suas propriedades mecânicas. | pt |
dc.description.abstract | Over the past few years have seen an increase of applications of composite materials in various fields of engineering and this trend will be to maintain. This phenomenon occurs especially in the aeronautical and automotive industries where is pretended a weight reduction, to obtain consequently a reduction in fuel consumption. At such applications the composites materials are subjected to hostile environments which may cause degradation of the component itself and its resistance to various mechanical stresses. In the present study there was analyzed the degradation of epoxy fiberglass after aging into two types of oils (15W40 and DOT 4). In both cases there was a decrease in flexural strength and flexural modulus with increasing exposure time. However, the aging in DOT 4 brake fluid promotes higher degradation of the material and its mechanical properties. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Materiais compósitos | pt |
dc.subject | fibra de vidro | pt |
dc.subject | resina epóxi | pt |
dc.subject | degradação | pt |
dc.subject | propriedades mecânicas | pt |
dc.subject | Composite Materials | pt |
dc.subject | fibre glass | pt |
dc.subject | epoxy matrix | pt |
dc.subject | degradation | pt |
dc.subject | mechanical properties | pt |
dc.title | Avaliação da influência do meio ambiente na integridade estrutural de placas de vidro epóxido submetidas a impacto | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2013-07-01 | * |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-8142-0650 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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