Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99719
Title: | Escultura de São Jorge - Da sua criação ao restauro! | Authors: | Pereira, Jorge Manuel Borges | Orientador: | Gil, Francisco Paulo de Sá Campos | Issue Date: | Sep-2011 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente dissertação é o resultado final de uma intervenção de conservação e
restauro numa escultura em madeira policromada, pertencente à Casa da Cultura da
Câmara Municipal de Coimbra, identificada como São Jorge, do século XIX (1819,
segundo inscrição na escultura), intervenção essa que ocorreu nas instalações da
empresa OURO FINO de JMBP. Procurou-se que a intervenção se baseasse na
componente da conservação em detrimento do restauro. Porém, não foi esquecido o
aspecto visual da escultura, dando-lhe para isso um tratamento que desse uma
pequena impressão daquilo que seria o seu aspecto original.
Foram avaliadas e preservadas as intervenções anteriores sem, contudo, deixar de
questionar se foram as mais correctas.
Devido a dificuldades logísticas em deslocar a peça para análises e exames
laboratoriais, foram recolhidas amostras, para no futuro se proceder à sua execução.
O estudo à vista desarmada e a microscópio, foram as técnicas mais utilizadas.
Foi feito um estudo histórico e iconográfico da peça, no qual foi feito uma relação entre
os diferentes tipos de materiais (espécies de madeira) e a função que cada um ocupa
na peça.
A incessante busca pelo autor da peça, apesar da assinatura inscrita nela, deixou-nos
com mais motivação para que não percamos o entusiasmo e a dedicação nessa
demanda. This dissertation is the end result of an intervention of conservation and restoration in a sculpture in polychrome wood, belonging to “Casa da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra”, identified as Saint George, XIX century (1819). This intervention took place at the premises of the company “OURO FINO de JMBP”. As much as possible, the intervention was based on the component of conservation to the detriment of the restoration. However, the visual appearance of the sculpture was not overlooked, giving it for this treatment a small impression of what would be its original aspect. The previous interventions were evaluated and preserved, without stopping to question whether they were the most correct. Due to logistical difficulties in moving the piece for analysis and laboratory tests, samples were collected, so in the future it will be possible to be implemented. The most commonly used techniques for the inspection of the sculpture were the naked eye and the microscope observation. An iconographic and historical study of the statue was done, establishing a relationship between the different types of materials (wood species) and the role that each occupies in the art work. The incessant search for the author of the piece, in spite of the signature inscribed in it, has left us with more motivation, enthusiasm and dedication to its pursuit. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99719 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Mestrado Jorge Pereira.pdf | 6.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.