Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99714
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, José Luís Ferreira-
dc.contributor.authorCarvalho, Helena Cristina Sousa Santos-
dc.date.accessioned2022-04-08T08:17:40Z-
dc.date.available2022-04-08T08:17:40Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99714-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido no âmbito do estágio curricular, numa PME do sector metalomecânico, tem como objetivo a apresentação de modelos e processos de melhoria contínua nas operações diárias da empresa. No início do século XX, a produção em massa era um termo bastante utilizado e que foi popularizado com a produção do modelo Ford T. Este modelo desenvolvido por Henry Ford, preocupava-se com a produção em larga escala e com a redução dos custos unitários dos produtos. Após a Segunda Guerra Mundial, para colmatar os problemas da indústria japonesa que os impedia de produzir em grandes quantidades, foi concebido um sistema de produção que se preocupava em produzir pequenas quantidades, com uma maior variedade, procurando eliminação de desperdícios, aumentando simultaneamente a qualidade dos produtos. Este sistema de produção foi iniciado na Toyota, TPS(Toyota Production System) e introduziu conceitos como melhoria contínua. Nesta dissertação estão contextualizados diversos conceitos que são importantes e até mesmo fundamentais para o sucesso de uma empresa neste setor industrial. Desta forma, foi abordada a importância de uma organização ter uma filosofia lean que satisfaça as necessidades dos clientes e a sua fidelização, no sentido de reforçar a capacidade de gestão da empresa, assegurando a sustentabilidade do negócio e contribuindo para a criação de riqueza. Ao longo do trabalho, foram apresentados os projetos, que desenvolvidos complementam a fundamentação teórica, ventilando conceitos como a melhoria contínua, qualidade e criação de valor.pt
dc.description.abstractThe present work was developed as a result of an internship, in SMEs in the metal mechanics industry. Its goal is the presentation of models and processes of continuous improvement in the company's daily operations. In the early twentieth century, mass production was a term that was widely used and popularized with the production of the Ford Model T. This model developed by Henry Ford, was concerned with the large-scale production in order to reduce unit costs of products. After World War II, to overcome the problems of the Japanese industry which prevented them to produce in large quantities, was designed a production system that was concerned about producing small quantities with greater variety, seeking the elimination of waste, while increasing the quality of the products. This production system was initiated in Toyota, TPS (Toyota Production System) and introduced concepts such as continuous improvement. In this thesis are contextualized many important and essential concepts to the success of a company in this industry. Thus, was referred the importance of having a lean thinking in the organization that meets the needs of customers and their loyalty, to strengthen the management capacity, ensuring the business sustainability and contributing to the creation of wealth. Throughout the work, developed projects were presented to complement the theoretical principles, regarding concepts such as continuous improvement, quality and value creation.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSetor metalomecânicopt
dc.subjectmelhoria contínuapt
dc.subjectleanpt
dc.subjectdesperdíciospt
dc.subjectqualidadept
dc.subjectvalorpt
dc.subjectmetal mechanics industrypt
dc.subjectcontinuous improvementpt
dc.subjectleanpt
dc.subjectwastept
dc.subjectqualitypt
dc.subjectvaluept
dc.titlePropostas de melhoria contínua numa empresa do setor metalomecânicopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Helenafinal.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

89
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

150
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.