Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99629
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz, integrado na turma do 9.º ano - ano letivo de 2018/2019 | Other Titles: | Estudo: Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal em jovens adolescentes alunos do 9º Ano | Authors: | Ângelo, Elisa Sofia Mendes | Orientador: | Rama, Luís Manuel Pinto Lopes | Keywords: | bem-estar; educação física; estilo de vida; exercício físico; intervenção pedagógica; processo de ensino-aprendizagem; relacionamento interpessoal; well-being; physical education; lifestyle; physical exercise; pedagogical intervention; teaching-learning process; interpersonal relationship | Issue Date: | Jul-2019 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico,
correspondente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Desta forma, esta Unidade Curricular tem como objetivo descrever e refletir acerca das atividades
desenvolvidas no Estágio Pedagógico bem como de todo o processo de ensino-aprendizagem que
decorreu ao longo da nossa intervenção pedagógica, no presente ano letivo, inserida na Escola Secundária
Dr. Joaquim Carvalho da Figueira da Foz, junto da turma 9.º E.
De forma sumária, o presente Relatório de Estágio Pedagógico contempla todas
as tarefas inerentes ao processo de estágio e está estruturado em quatro capítulos fundamentais.
No primeiro apresentamos a enquadramento biográfico, no segundo a contextualização
da prática desenvolvida, no terceiro realizamos uma análise reflexiva da prática
pedagógica tendo em consideração diferentes tópicos (planeamento, realização e avaliação)
e no quarto e último capítulo apresentamos e descrevemos o Tema-Problema “bemestar,
estilos de vida e relacionamento interpessoal”, explorando assim os resultados do
estudo desenvolvido na escola ao longo de todo o ano letivo. This document is part of the Curricular Unit of Teacher Training, of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. In this way, this Curricular Unit aims to describe and reflect on the activities developed in the Teacher Training, as well as on the whole teaching-learning process that took place during our pedagogical intervention in the present school year, inserted in Secondary School Dr. Joaquim de Carvalho of Figueira da Foz, with the class 9th E. In a summary perspective, this Teacher Training report covers all the tasks inherent to the internship process and is structured in four fundamental chapters. In the first is presented the biographical framework, in the second the contextualization of the developed practice, in the third is performed a reflective analysis of pedagogical practice taking into account different topics (planning, realization and assessment). In the fourth, and last chapter, was presented and described the Theme-Problem "well-being, lifestyle and interpersonal relationships", exploring the results of the study developed throughout all the school year. |
Description: | Relatório de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99629 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO ESTÁGIO_ELISA ÂNGELO_08.07.19 com correções.pdf | 6.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
245
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
129
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.