Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99615
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dc.contributor.advisorBento, Carlos Manuel Robalo Lisboa-
dc.contributor.advisorPinto, Nuno Norte-
dc.contributor.authorMarques, Nuno Miguel Mendes-
dc.date.accessioned2022-03-29T11:43:56Z-
dc.date.available2022-03-29T11:43:56Z-
dc.date.issued2013-07-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99615-
dc.descriptionRelatório Final do Estágio de Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractActualmente, são inúmeros os dispositivos utilizados, que dão uma ênfase de comodidade e conforto à nossa vida, características dos nossos tempos modernos. Esses dispositivos variam, desde sensores especializados até uma simples chave de um carro com fecho centralizado de portas. No âmbito dos Sistemas Móveis e Ubíquos, existe uma preocupação evidente com a melhoria do conforto na realização de tarefas quotidianas. Com base nesse princípio, esta dissertação foca-se no controlo de aplicações informáticas através do uso de sensores, neste caso, é utilizado o Microsoft Kinect como dispositivo de interacção com o Google Earth. O Microsoft Kinect é constituído por câmeras de vídeo e de profundidade, assim como, sensores de infravermelhos e de áudio. É vastamente utilizado em vários tipos de aplicações, mas com um enfoque especial no foro dos jogos de vídeo. Para a sua utilização, como dispositivo de interacção do utilizador com o Google Earth, foram desenvolvidas e melhoradas as primitivas gestuais do Microsoft Kinect. Como se trata de um equipamento bastante sensível, foi também utilizado um smartphone para auxiliar a interacção do utilizador. O Microsoft Kinect é responsável por reconhecer gestos feitos pela mão do utilizador e usar esses gestos como forma de interacção com o Google Earth. Por sua vez, o smartphone, é responsável pela vertente de interacção, relativa ao posicionamento e localização no modo de imersão do Google Earth. Esta dissertação apresenta-se como um desafio, na medida em que, ambiciona uma interligação natural entre utilizador e sensor, de forma a proporcionar um efeito de imersão do utilizador na navegação da aplicação informática.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectGoogle Earthpt
dc.subjectMicrosoft Kinectpt
dc.subjectPrimitivas gestuaispt
dc.subjectPlaneamento do Territóriopt
dc.subjectSistemas Móveis e Ubíquospt
dc.subjectSmartphonept
dc.subjectMagnetómetropt
dc.titleSistema multimodal de reconhecimento de linguagem gestual para o Google Earthpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-07-03*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameRelatório Final Estágio do Mestrado Engenharia Informáticapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3285-6500-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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