Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99565
Title: Desenvolvimento de um plano de exploração de uma plataforma web para geração de ideias de negócio – Youdoit
Authors: Lopes, Paulo Jorge Caetano
Orientador: Mata, Cristóvão José Silva da
Keywords: Empreendedorismo; Ideias; Pensar; Criar; Moldar; Negócio; Entrepreneurship; Ideas; Thinking; Creating; Shaping; Business
Issue Date: Sep-2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objectivo deste trabalho é procurar realizar sonhos através da concretização de ideias. Em segundo plano pretendo contribuir para a expansão do conceito do empreendorismo a uma larga fatia da população estudantil, de forma a cultivar o interesse de desenvolvimento de negócios e empresas inovadoras. Incentivar a que deixem de ser assalariados, ou trabalhadores por conta de outrem, e definam eles próprios a forma como a sua vida activa se vai desenrolar. O público-alvo é constituído maioritariamente por jovens estudantes nos diferentes cursos onde pensar, criar e moldar é a chave. No entanto, pretendo que esta ideia seja transponível para qualquer pessoa com a motivação adequada, homem ou mulher, jovem ou nem por isso, de elevada formação académica ou que tenha abandonado os estudos um pouco mais cedo, o importante é querer ser empreendedor. O objectivo é utilizar uma ideia já existente e melhorá-la de forma a adicionar valor. No cerne de um mercado competitivo, é fulcral adaptarmos os produtos existentes ás necessidades contíguas da população, sendo essa a chave para o sucesso. Proponho-me então a realizar um Plano de Negócio, pois esta é uma componente fundamental na formulação ou desenvolvimento de qualquer negócio. A sua grande virtude é a integração das principais valências de um negócio num único documento. Diversos estudos têm mostrado que as empresas que utilizam Planos de Negócio têm uma maior taxa de sucesso, quer sejam novas empresas quer novas áreas de negócio de empresas existentes. Por estes motivos, tem sido crescente o interesse académico e empresarial pelo tema. As principais limitações ao desenvolvimento dos Planos de Negócio são usualmente a sua complexidade e requisitos de informação. Dado que a informação utilizada se desactualiza rapidamente, passa a ser um documento em que foi realizado um significativo investimento de tempo e recursos, sem um retorno contínuo. Adicionalmente, pelo detalhe e importância da informação, o Plano de Negócio torna-se frequentemente um documento confidencial a que poucas pessoas na organização têm acesso, limitando significativamente a sua utilidade. O trabalho apresentado propõe um modelo de Plano de Negócio para o ―Youdoit‖. Trata-se de um Plano de Negócio em que apenas a informação essencial é utilizada, reduzindo o tempo de organização do Plano de vários meses para algumas semanas. É ainda um modelo de plano de fácil e rápida actualização que pode ser utilizado como ferramenta de controlo de gestão.
The main goal of this work is to seek and to fulfill dreams and male ideas come true. In the background I want to encourage the more and the less young to at least consider the possibility of becoming entrepreneurs and starting their own business and company. Encourage them to cease being only employees or employees on behalf of others, and define themselves how their active life will unfold. The target is mainly the students in the different courses where thinking, creating and shaping is the key. Although this is considered the target audience in the first instance, the truth is that I intend that my idea will be helpful to anyone, male or female, young or not so high, academic or those who dropped out school a little more earlier, the important thing is to want to be an entrepreneur. The motto is to do a little better what others are already doing, because this small difference will be the key to adding value to the customer, and between having or not having success. I propose then to make a business plan, as this is a normal component in the formulation or development of any business. Its main value is the integration of the different business vectors in one document. Several studies have shown that the companies using Business Plans have a higher success ratio, either they are start-ups or new business of existing companies. For these reasons, there has been a growing academic and business driven interest in this topic. The main limitations for the development of Business Plans are usually their complexity and information requirements. As the information is easily out-dated, the business plan often becomes a useless document where a large investment of time and resources is made, without a foreseeable return. Additionally, as it contains details and sensitive information, the business plan becomes confidential and only a restricted number of persons can access it, limiting its use. The presented work proposes a model business plan for "Youdoit". It is a compact Business Plan where only the essential information is used, reducing the organization time from several months to some weeks. It is also a model with easy and fast updating and can be used as a management control tool.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, especialidade de Sistemas de Produção, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99565
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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