Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99492
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dc.contributor.advisorOliveira, Marta Cristina Cardoso de-
dc.contributor.authorFerreira, André Leal-
dc.date.accessioned2022-03-24T12:03:42Z-
dc.date.available2022-03-24T12:03:42Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99492-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é a análise do serviço da Cantina dos SASUC no Pólo II, de modo a propor alterações que reduzam o tempo de espera e serviço dos seus clientes. Dada a complexidade do sistema em análise, opta-se por realizar o estudo com recurso à simulação computacional discreta. Neste contexto, foram identificados os parâmetros do modelo e procedeu-se à recolha dos dados estatísticos e indicadores que permitam realizar a sua validação e credibilização. Uma vez credibilizado o modelo do sistema atual procedeu-se à comparação com diferentes cenários alternativos, de modo a identificar as alterações que conduzem a reduções do tempo de espera. Os cenários estudados consideram quatro medidas que analisam de forma isolada a reorganização dos postos de trabalho, controlo de chegada dos clientes e implementação de um sistema de pagamento. O cenário que integra todas estas medidas também foi analisado. Globalmente, os resultados evidenciam as vantagens do recurso à simulação discreta de sistemas complexos. Todos os cenários alternativos conduziram a melhorias no tempo total de permanência no sistema. O recurso a medidas de desempenho permite evidenciar que a medida com maior impacto é a que contempla a chegada distribuída de clientes, e definir prioridades nas medidas a serem implementadas.pt
dc.description.abstractThe objective of this work is the analysis of the service of SASUC’s university restaurant on Pólo II, in order to propose improvements that allow reducing the waiting and the service time of its customers. Given the complexity of the system under analysis, discrete computer simulation is chosen to conduct the study. In this context, the model parameters were identified and statistical data and indicators were collect, in order to enable its validation and credibility analysis. After the current system model becomes credible it is possible is proceed to the comparison of different alternative scenarios, in order to identify changes that lead to waiting time reductions. The scenarios studied consider four measures that analyze separately the effect of reorganizing the work stations, the control of clients’ arrivals and the implementation of an automatic payment system. The scenario that integrates all these measures was also analyzed. Overall, the results show the advantages of the use of discrete simulation of complex systems. All alternative scenarios led to improvements in the total time in the system. The use of performance measures allows to show that the greatest impact results from a distributed arrival of clients, and allows prioritizing the measures to be implemented.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSimulação discretapt
dc.subjectSistemas de serviçopt
dc.subjectCantina Universitáriapt
dc.subjectPosto de trabalhopt
dc.subjectTempo de esperapt
dc.subjectTempo de serviçopt
dc.subjectDiscrete simulationpt
dc.subjectService systemspt
dc.subjectUniversity restaurantpt
dc.subjectWork stationpt
dc.subjectWaiting timept
dc.subjectWorking timept
dc.titleSimulação do serviço de almoços nas cantinas do Pólo II da Universidade de Coimbrapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2013-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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