Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/98932
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dra Maria Alice Gouveia junto da turma C do 7º ano no ano letivo 2015-2016 | Other Titles: | Disciplina e indisciplina nas aulas de Educação Física - diferentes perceções? | Authors: | Rodrigues, Mariana Dias Guedes | Orientador: | Abreu, Antero Filipe Rocha | Keywords: | Educação Física; Disciplina; Indisciplina; Ensino; Physical Education; Discipline; Indiscipline; Teaching | Issue Date: | Jun-2016 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O Estado Pedagógico é o culminar das aprendizagens adquiridas ao longo da nossa
formação académica, colocando à prova os nossos conhecimentos, permitindo-nos
vivenciar e testar a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos em conhecimentos
práticos, adequados ao contexto real de uma comunidade escolar. É o vivenciar do
papel do docente e tudo o que lhe está associado, promotor do desenvolvimento
pessoal e profissional. O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio
e surge no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico inserida no plano de
estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos
Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da
Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado no ano letivo
2015/2016, junto da turma C do 7º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 Dr.ª Maria
Alice Gouveia, Coimbra. Este relatório tem como finalidade a elaboração de uma
análise e reflexão de todo o processo ensino-aprendizagem. Assim, este está
dividido em três áreas fundamentais. A primeira trata-se de uma contextualização da
prática desenvolvida. A segunda consiste numa análise reflexiva sobre a prática
pedagógica e, por fim, a terceira é o aprofundamento de um tema-problema, que se
concretiza num estudo direcionado à disciplina e indisciplina, que pretende apurar se
os professores estagiários e professores experientes têm a mesma visão sobre o
mesmo comportamento e, ainda, averiguar como é que os alunos caracterizam esse
mesmo comportamento. The Pedagogical Stage is the culmination of the learning process, accumulated during our university education, testing our knowledge, allowing us to experience and assess the applicability of the theoretical knowledge in practical situations, common to a school community. It is the experience of the role of the professor and everything that is connected to it, promotor of personal and professional development. The present document is the Final Report of Internship and is part of the curriculum of the Pedagogical Internship, composing the study plan for the second year of the Master Degree in Teaching Physical Education for Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship took place during the 2015/2016 school year with the class C of the 7th grade of the Escola EB 2,3 Dr. ª Maria Alice Gouveia, Coimbra. The aim of this report is to elaborate an analysis and reflection of the whole teaching-learning process. Being so, it is divided in three fundamental parts. The first one is contextualization of the internship itself. The second is a reflective analysis about the pedagogical internship and finally, the third one is further developing a problematic topic on a study about discipline and the lack of it and investigates if the trainee and experienced teachers share the same point of view about the same type of behavior and how the pupils themselves would characterize it. |
Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/98932 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
relatório de estágio_MarianaGuedes.pdf | 24.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
206
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
51
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.