Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98922
Title: Identidade visual em organizações sem fins lucrativos - Um projeto de redesign da identidade visual da Associação Vida Norte
Authors: Costa, Jessica
Orientador: Rebelo, Artur
Oliveira, Hugo Ricardo Gonçalo
Keywords: Identidade Visual; Imagem gráfica; Branding; Web Design; Organizações Sem Fins Lucrativos; Visual Identity; Graphic Image; Branding; Web Design; Non-Profit Organizations
Issue Date: 2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação insere-se no tema de design de Identidade Visual e Web Design em Organizações Sem Fins Lucrativos. Realizouse um breve estudo e contexto histórico numa visão generalizada sobre estas áreas do design, terminando na análise da atuação destas no design social. Para isso, foi realizada uma pesquisa de Estudos de Caso de Identidades Visuais neste âmbito, terminando numa seleção e estudo dos mesmos; percebendo também o alcance da coerência gráfica destas Identidades Visuais na Web. A análise e estudo das referências bibliográficas permitiu aplicar os conhecimentos aos Estudos de Caso que foram abordados, possibilitando avizinhar a seguinte conclusão. A projeção e distinção de uma marca, quer seja comercial quer seja social, deve-se em grande parte à sua Identidade Visual. A comunicação neste tipo de instituições é importantíssima na consciencialização dos públicos, portanto o apelo às emoções através da Identidade torna-se fundamental. A criação de um logótipo permite o desdobramento para os diversos suportes comunicacionais, através da cor, tipografia, padrões, fotografia entre outros elementos, permitindo assim criar toda uma Identidade Visual coerente e consistente. O Web Design surge em paralelo da projeção da Identidade, isto é, bebe muitas influências da linha gráfica criada. Estas influências permitem a coerência e a integridade visual que são agentes essenciais na comunicação e identificação de uma voz. A dissertação culmina numa proposta de um projeto de redesign da Identidade Visual da Associação Vida Norte que prevê crescimento e um novo reposicionamento na sociedade. Uma nova Identidade Visual é lançada, com base na análise e crítica de materiais de comunicação que eram existentes. Apresentamos um inquérito que prevê o perceber a adequação do nome da Associação. Após, estes processos acompanhados de inúmeros testes, lançamos uma proposta final para a Identidade. A reformulação não se cinge à Identidade, mas a todo o website. Isto é, não se restringe à reformulação a nível de Web Design, como todo o desenvolvimento e análise e adequação dos conteúdos. Estudos através do design de layouts para as diversas páginas, fizeram com que chegássemos a um protótipo funcional, que foi testado perante alguns utilizadores. Esta proposta foi construída com base nos valores de estabilidade, contemporaneidade e coerência de comunicação.
The present dissertation focuses in several design areas of expertise, such as Visual Identity and Web Design for Nonprofit Organizations It was held a brief study of the historical context in a general overview of these design areas, finishing with the analyzes of the performance of this areas in social design. For this dissertation, a Case Study of Visual Identities research was carried out in this field, filtered in a selection of detailed analysis of some of this Case Studies, aiming to understand the scope and consistency of these “Graphic Visual Identities” in the Web environment. The literature and study of references allowed to apply the knowledge to the addressed Case Studies, allowing to achieve the following conclusion: The projection and distinction of a brand, whether commercial or social, is largely associated with its own Identity. The communication in this type of institutions is important when raising awareness of the public, so the appeal to the emotions through identity becomes critical. The design of a logo allows a brand become coherent and consistent in it’s own Identity when communicates through all the new and old media, through color, typography, patterns, photography and other elements. Web Design walks side by side with the Visual Identity of a brand. It is nothing but the projection of the identity, that is, the influences of the graphic line previously created it is strongly inherent. These influences allow consistency and visual integrity that are main roles in communication and identification of a voice. The dissertation culminates in a proposal for a redesign of the Visual Identity of the Association “Vida Norte”. This redesign aims to Project this Association with a new position in society and its growth. The new Visual Identity is based on the study, analysis and critique of several communication materials. Here is a survey that provides for realizing the adequacy of the name of the Association. After numerous processes accompanied by several tests, we launched a final proposal for the Identity. Recasting is not restricted to identity, but also to the entire website. This is not restricted to reshaping the level of Web Design, as all development and analysis and adaptation of content. Studies through design layouts for different pages, caused us to reach a working prototype, which was tested before some users. This proposal was built on the values of stability, contemporary and consistent communication.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98922
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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