Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98906
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dc.contributor.advisorCoutinho-Rodrigues, João-
dc.contributor.advisorSousa, Nuno M. Marques-
dc.contributor.authorPais, Filipe João Matos Costa-
dc.date.accessioned2022-02-28T12:08:39Z-
dc.date.available2022-02-28T12:08:39Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/98906-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civil na Especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractDe entre as várias infraestruturas de suporte às redes de transportes que compõem uma cidade, as destinadas à circulação pedonal são as que mais próximo estão da utilização direta pelas pessoas, servindo nomeadamente de base ao acesso a outras infraestruturas de transportes (como paragens de transportes coletivos ou parques de estacionamento), à habitação, comércio, serviços, etc., podendo ainda ser utilizadas para recreação. A importância dos passeios é enorme, não só porque qualquer viagem começa e termina com uma componente pedonal, mas também devido à capacidade que uma rede pedonal tem por si só em revitalizar toda uma cidade. Contudo, o seu estado não oferece em muitos casos condições adequadas para a circulação dos utentes em geral e em particular de certos escalões etários da população ou de pessoas portadoras de deficiência motora. Nesse sentido é importante que as infraestruturas pedonais estejam num estado tal que permitam aos utilizadores usufruir dos benefícios inerentes ao uso do modo pedonal nas suas deslocações. O trabalho a desenvolver consiste na aplicação de uma metodologia de avaliação multicritério da qualidade dos passeios de uma zona urbana que possa conduzir à respetiva classificação no que respeita à priorização das necessidades de intervenção. Efetuou-se uma aplicação prática que envolveu essas infraestruturas em algumas zonas da cidade de Coimbra, nomeadamente a Baixa, a zona da Solum e o Bairro Norton de Matos. Foi aplicado o método ELECTRE TRI conducente a uma priorização das intervenções a prever para o conjunto de ocorrências levantadas no terreno. Entre os mais de 24 km de passeio analisados, verificou-se que alguns troços necessitam de intervenções, nomeadamente, cerca de 4 km de passeio necessitam de intervenção que vise melhorar a segurança dos peões, e aproximadamente 245 m de passeio necessitam de intervenções urgentes que melhorem o conforto de caminhar e o estado de conservação.pt
dc.description.abstractAmong the various support infrastructures to transport networks that make up a city, those for pedestrian circulation are the closest to direct use by people, and serve as the basis for access to other transport infrastructures (public transportation stops or parking lots), housing, shops, services, etc. They may also be used for recreational purposes. The importance of the sidewalks is enormous, not only because any journey begins and ends with a pedestrian component, but also due to the ability that a pedestrian network has to revitalize an entire city. However, their status does not offer in many cases appropriate conditions for the movement of users in general and in particular for certain age groups of the population or people with physical disabilities. In this sense it is important that pedestrian infrastructure is in such a state that allow users to enjoy the benefits inherent in the use of the pedestrian mode on their travels. This work will consist of applying a multi-criteria evaluation methodology of the quality of the sidewalks of an urban area, leading to their classification regarding the prioritization of intervention needs. A practical application involving these infrastructures in some areas of the city of Coimbra was conducted, including the Baixa, the zone of Solum and Norton de Matos District. The ELECTRE TRI method was applied, so as to prioritize interventions on sidewalks on the field. From over 24 km of sidewalk analyzed, it was found that some walking sections require maintenance. In particular, about 4 km sidewalk length needs intervention aimed at improving pedestrian safety and approximately 245 m worth of segments require urgent interventions to improve the comfort of walking and conservation status.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectinfraestruturas pedonaispt
dc.subjectmodo pedonalpt
dc.subjectavaliação multicritériopt
dc.subjectqualidade dos passeiospt
dc.subjectnecessidades de intervençãopt
dc.subjectCoimbrapt
dc.subjectELECTRE TRIpt
dc.subjectpedestrian infrastructurept
dc.subjectpedestrian modept
dc.subjectmulti-criteria evaluationpt
dc.subjectquality of sidewalkspt
dc.subjectintervention needspt
dc.subjectCoimbrapt
dc.subjectELECTRE TRIpt
dc.titleMetodologia para Avaliação de Infraestruturas Pedonais Urbanaspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9311-5584-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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