Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/98735
Title: O Valor da Cultura Clássica no Currículo Escolar
Authors: Brito, Wesley Pereira
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Silva, Maria de Fátima de Sousa e
Keywords: Componentes clássicas; valor; lugar; currículo; formação; Interdisciplinaridade; Classical components; value; place; curriculum; training; Interdisciplinarity
Issue Date: 23-Nov-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A razão dos clássicos da antiguidade de matrizes ocidentais, língua, cultura e literatura, praticamente terem desaparecido do currículo das escolas fez-nos perceber a difícil realidade que não afeta apenas o ensino da cultura clássica, mas o ensino de outras disciplinas humanísticas que em um futuro próximo podem padecer do mesmo destino: o apagamento ou a exclusão nos manuais de ensino. Logo, o nosso intuito é a defesa do ensino clássico no âmbito das escolas, especialmente de carater público e acessível a todos os alunos. É mister que haja dos agentes educativos a intenção de promover o ensino de Humanidades consistente e que possa levar os alunos a reflexão sobre sua origem e sua identidade, não de forma ufanista e nacionalista, mas de carater histórico e civilizacio-nal, no qual as componentes clássicas inserem-se. Ao longo deste nosso trabalho de tese de Doutoramento iremos confrontar o que é e para quê serve a cultura clássica, a fim de suscitar o debate sobre o seu valor intrínseco e as mais-valias de seu ensino para a formação do aluno, facultando-lhe melhor compreensão dos termos e palavras de origem grega ou romana, assim como situá-los no tempo e no espaço das obras clássicas, equiparando o legado da antiguidade e sua influência e presença na cultura e nas línguas dos povos ocidentais até os presentes dias. As necessidades embutidas no aprendizado escolar alinhavadas com o mercado trabalhista têm desfavorecido, ao longo dos anos, o ensino de humanidades clássicas, cujas atividades intelectuais têm perdido espaço no currículo escolar para outros sabe-res, devido à ferocidade e necessidade trabalhista e financeira que são impostas desde cedo aos alunos, com isso fazendo-lhes rejeitar o ensino e a aprendizagem destas disciplinas. A situação das componentes clássicas é bastante dramática no âmbito educacio-nal. Quando não falta a oferta deste tipo ensino, falta-lhe tempo hábil para que se haja um trabalho consistente e que abarque as necessidades específicas de cada aluno. Observaremos, com base nas opiniões de humanistas, teóricos de educação, manuais pedagógicos e professores que o quanto mais cedo apresentarmos o legado da cultura clássica aos alunos, mais aptos e mais autónomos tornam-se, porque uma vez em contacto com este tipo de conteúdo jamais esquecerão. Com base nas pesquisas realizadas de formas teórica empírica, identificamos nos manuais nacionais e internacionais como estão os clássicos nas cartilhas escolares desde o ensino básico ao ensino secundário. Identificamos o que esperam os currículos educativos nos países que optaram pela manutenção do ensino dos clássicos, dos países que os reintroduziram, como também as consequência do seu afastamento por completo nos países que assim decidiram, a fim de estabelecer um comparativo entre o porquê de manter o ensino dos clássicos e quais resultados negativos podem ocorrer a partir de sua exclusão, tendo como principal enfoque e objetivo a realidade do ensino de cultura clássica em Portugal. A avaliação dos dados obtidos mediante aos manuais de educação e as opiniões dos professores de Grego, Latim e Cultura Clássica, deram-nos a perceção de como encontram-se estas disciplinas e como seria possível ensinar os clássicos de forma a dialogar com outros conhecimentos e matérias já existentes nos programas de ensino mediante aos aspetos interdisciplinares.
The virtual disappearance of classical studies, concerning ancient western lan-guage, culture, and literature, from school curriculums has demonstrated the harsh reality affecting the teaching of classical culture. What is more, these difficulties are faced within the teaching of other subjects within the humanities, which may suffer the same fate in the near future; to be erased or excluded from programs of study. Therefore, our aim is to defend classical education within schools, especially public institutions which are accessible to all students. It is necessary that educators work with the intention of promoting Humanities teaching which consistently leads students to reflect on their origin and identity, not in a proud and nationalistic way, but within a historical and civilizational context, of which classical studies plays an integral part. Throughout this PhD thesis, the questions of what Classical Culture is and what it is for will be confronted, in order to raise questions about the subject’s intrinsic value and its contribution to students’ development, providing a better understanding of terms and words of Greek or Roman origin, as well as situating them in the temporal and spatial contexts of classical works, bringing the legacy of antiquity, its influence and presence in the culture and languages of Western peoples, into the present day. Due to the orientation of school learning to the needs of the labor market, the teaching of classical humanities has been at a disadvantage, losing space within the curriculum in favour of other forms of knowledge. The ferocity of the labour market and financial need are established early on in the minds of students, and have led them to reject the study of the humanities. The situation of classical culture teaching is a rather dramatic example within the educational field. While there is no shortage of this type of teaching, there is a lack of time dedicated to consistent work that covers the specific needs of each student. It can be observed, based on the opinions of humanists, education theorists, pedagogical texts and teachers that, the sooner the legacy of classical culture is presented to students, the more able and more autonomous they become; once in contact with this type of content they will never forget it. Based on empirical and theoretical research, national and international manuals can be assessed, giving a current view on the classics within school booklets from basic to secondary education. The expectations within educational curricula have been identified in the countries that have chosen to maintain the teaching of the classics, in the countries that reintroduced them, as well as the consequences of their withdrawal completely in the countries that have chosen this eventuality, in order to establish a comparison between why the teaching of classics is maintained and what negative results can occur from their exclusion, taking the reality of teaching classical culture in Portugal as the main focus and objective. The evaluation of the data obtained through the education manuals and the opin-ions of the teachers of Greek, Latin and Classical Culture, offers a perception on the current existence of these subjects and how it would be possible to teach the classics in order to dialogue with other knowledge and existing subjects in the teaching programs through interdisciplinary means.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de “Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98735
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Tese Wesley Pereira Brito. 2021 COPIAR.pdf1.3 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

209
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

17
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.